Xenofobia de merda

E aí que, eleita presidenta a candidata com perfil mais popular, começaram a circular nas redes sociais comentários desse tipo:Xenofobia anti-nordestinos no Facebook nas eleições para presidente 2010

Preconceito com analfabetos

Esses dois exemplos são os que vi na minha timeline, vindo de gente conhecida. Tem também outras muitas manifestações do tipo no tumblr Xenofobia, não.

Temos aí dois preconceitos diferentes, mas muito parecidos. Primeiro, um sentimento separatista, que acha que as regiões Sul e Sudeste, mais desenvolvidas, são “atrasadas” pelas regiões Norte e Nordeste, notadamente mais pobres.

Segundo, temos o pressuposto de que a opinião das pessoas mais estudadas vale mais que a daquelas que não tiveram estudo. Que os analfabetos “atrasam” a vida dos cultos ao votar em troca de um prato de comida. Que eles não tem capacidade para escolher seu governante e, muito menos, o dos estudados.

Quer dizer, esse bando de “ignorantes” não devia ter os mesmos direitos que nós, estudados e sábios, de escolher seu próprio líder (muito menos o nosso). Eles não sabem escolher direito (nós é que sabemos). Não é certo o voto deles decidir o nosso futuro (mas o contrário tudo bem, afinal, nós é que sabemos o que é bom pro país).

Acho engraçada essa reação. Primeiro, porque é ignorante, já que se todos os votos do Norte e Nordeste fossem anulados, Dilma teria sido eleita de qualquer jeito.

Segundo pela prepotência. Essas pessoas realmente sentem que pertencem a um patamar superior de educação e conhecimento, de trabalho e merecimento. Sabe quem também pensava assim?

Desculpa falar assim, na lata, mas vocês são preconceituosos do pior tipo. Vocês deveriam ter vergonha de falar esse tipo de coisa em público.

Né por nada, mas façam um favor. Rasguem seus diplomas. Vocês são os verdadeiros ignorantes.

Update: Discriminação por procedência nacional é crime, previsto na lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (valeu pela dica @interney). A OAB anunciou que vai processar Mayara Petruso, a estudante de Direito (???) que chamou a atenção no Twitter por sugerir que paulistas matassem nordestinos, por racismo e “incitação pública ao ato delituoso”. Outras pessoas que manifestaram opiniões xenofóbicas nas redes sociais também poderão ser processadas.

Back to Top