O regime dos recém-casados

Cozido de legumes
Blécate.

Eu já devo ter dito em outro post por aqui: aquela história de que casar engorda é totalmente verdadeira.

Minha teoria é que começamos a dar mais valor ao jantar. Se na casa de mamãe eu mal comia um sanduichinho à noite, cozinhar e comer depois de um dia de trabalho virou um momento gostoso de casal. Gostoso e engordante.

Nesse um ano e meio de casados, a gente já teve picos de gordice e já fez regimes, e, no meio termo, tentamos manter uma rotina mais saudável. Até entrei na natação ano passado.

Mas aí, ultimamente, avacalhei e tava numas de comer o que desse vontade. O marido, que tem pressão alta, sofre mais ainda. Resultado: aqui estou eu, sofrendo na cozinha para descobrir receitas de coisas saudáveis que não engordem e que eu goste. O que, a meu ver, são coisas mutuamente excludentes.

Nos dias em que o marido chega cedo (durante a semana ele faz pós), é mais fácil, porque ele é bom na cozinha. Mas quando tenho que me virar sozinha, é um suplício.

Esse prato feio de coisas verdes aí foi meu jantar ontem. Cozido de legumes. Resolvi juntar na assadeira todos os legumes que eu gosto e que tinha na geladeira: abobrinha, vagem, milho e ervilha, misturados com alho, cebola, cebolinha e salsa, sal e azeite e um pouco de azeitonas. Falando parece até bom. Só que o resultado final ficou meio zoado. Acho que misturei coisa demais e nas proporções erradas… Ficou um gosto meio “verde” demais.

Mas enfim, a vida é assim e eu me recuso a acreditar que não sou capaz de cozinhar coisas boas e saudáveis. Em breve, se Deus quiser, eu driblo esse inferno cozinhal e venho aqui postar receitas lights que deram certo. Torçam!

40 thoughts on “O regime dos recém-casados

  1. Cín, fica aí minha dica de receitas light pra comer com o Cauê:

    – wraps (é só comprar pão folha pronto e inventar recheios diferentes com verduras e legumes, e carnes magras. Vale enfiar um queijinho branco no meio)
    – sopas e cremes (sopa de beterraba com creme de leite light é tudo de bom. Também gosto de Gazpacho em dias quentes)
    – quiche com salada (dupla imbatível. O segredo é deixar a salada lavada e seca num tupperware na geladeira, pronta pra comer)
    – temaki com cream cheese light

  2. Cin, comprei faz umas semanas aquele livro do Jamie Oliver, “Jamie em Casa”, porque adorava a série na tevê. É dividido por estações do ano, e boa parte dos pratos é baseada em legumes e verduras. Todos de dar água na boca. É meio carinho, mas foi um dos livros que mais valeu a pena ter comprado. Todas as receitas são relativamente simples e meio à prova de erros. Eu recomendo altamente, acho que pode ser especialmente útil para você. Beijão.

  3. olá, estava procurando receitas de cuzcuz marroquino e achei o seu blog, agora o adicionei à minha lista! estou passando pelo mesmo problema, procurando receitas lights pro meu dia-a-dia. boa sorte.

  4. É verdade, casar engorda e a grande questão do post é evitar isso sem deixar de ter um momento gostoso com a esposa/marido na hora de comerem juntos, além de acharem algo bom para comer. Não sou essas coisas quando se trata de cozinhar, mas acho que sopas e lanches naturais de vez em quando caem bem a noite.

    1. Oi Blog do Marido. Pois é, a gente tem tentado não abrir mão do momento de cozinhar juntos, só que trocando os pratos gordos por lights… Vamos ver no que dá!

  5. aqui em casa rararemente tem jantar,só se sobra alguma coisa do almoço e como eu não sei cozinhar direito e minha mãe não tem saco pra cozinhar a noite acabamos sempre comendo um sanduba de queijo com presunto ou sopas…só quinta que a pizza é pedida certa hehehehehe…

    1. É, Laurão, na minha mãe eu nunca jantava, sempre beliscava qualquer coisa e pronto. Agora, preciso de mais disciplina.. Beijocas!

  6. Oi, querida! Acabei de encontrar teu blog e já li grande parte dele!
    Estou noiva em vou casar em dezembro deste ano e estou amando ler tuas experiências.

    Também escrevo um blog com o mesmo fim, comecei este fim-de-semana. Se puder, passa lá: http://coisasdelix.blogspot.com
    Virei aqui mais vezes!

    Grande beijo e muita Luz!

  7. Tintinha,
    Compra peito de frango já picadinho no Pão de Açucar, e faz na frigideira.Eles vendem umas bandejas com + ou _ 300 a 400 grs. Pode variar o tempero. com pedaçinhos de tomate, cebola, azeitonas ( só um pouquinho pq engorda tb!) ou molho shoio, ou ainda colocando vagem e um poquinho de margarina.
    Salada de alface americana com milho ou ervilha , ou uma sopa instântanea.
    Se tirar o excesso de gordura , e de pão de sua alimentação irá emagrecer!
    Naò esqueça de “não comprar”doces! hahahaha
    E ….exercicio! Nesta semana já fui a duas aulas de alongamento e yoga, e fui caminhar!Progresso né?
    VAMOS LÁ! EMAGRECENDO JUNTAS!!!

    BJS
    Manheeeeeeee

  8. Oie, adoro seu site, mas ainda não faço parte do grupo das casadas…(snif) O que me ajudou bastante a emagrecer é cortar os pães e bolos da dieta, beber um copo de água antes de cada refeição, evitar doces ao máximo e comer 3 porções de frutas ao dia. O resto é manter o bom senso. Boa sorte!!!!

    1. Oi Larissa. O pior é que eu amo pão de paixão! Doce, nem ligo muito, mas pão é fundamental! Hehehehehe… Beijos!

  9. Olha aí a dona Mãe sabendo das coisas…
    Menha feeelha, peito de frango é vida, vc pode temperar de maneira mais simples (bota num triturador, alho, cebola, vinho branco, ou vinagre de vinho branco e ervinhas em geral, bate e taca – sal só na hora e pouquinho) e separar as porções individuais (umas vezes na semana, já dá, pq senão vc vai cacarejar… hehehe). Grelha (pra comer inteiro ou desfiado) ou cozinha.
    Daí vc só vai precisar variar acompanhamentos: Purê de abóbora, salada Ceasar, beringela gratinada (com queijo branco), espinafre refogado com ricota… hiiii mil e uma possibilidades.
    Eu cheguei a ganhar 6 quilos, mas já voltei pro peso normal, a base de sopinhas e franguinho… Vez em quando eu dou uma fugida e parto pra pizza mesmo… 😀

  10. Ai menina nem me fala casei em dezembro e minhas roupas já estão ficando apertadassssss!!!! Que terror!!!! Mais eu e meu marido tb estamos fazendo regime!!! É dificil ter que invertar pratos que sejam gostosos e lights, mais agora já encontrei varias dicas aqui!!!!
    Mais não podemos desistir!!!!

    1. Aline, eu adoro peixe, mas o Cauê não come.. E eu não me sinto segura para cozinhar peixe no apartamento, fico com a impressão de que a casa toda vai ficar cheirando… Então, como na rua quando posso.

      Beijo

  11. Oi Cintia,
    Tem toda razão, casamento engorda…eu tb passei por um inferno cozinhal, contratei uma nutri e ela me deu ótimas dicas.
    Aí vai uma delas.
    – Folhas Verdes a vontade , – Cenoura Ralada, – Beterraba Ralada
    – Azeitonas ou Alcaparras, – Um file de Frango ou Peixe Grelhados (podem ser substituidos por atum enlatado ao natural)
    – Croutons ou – 1 Saquinho de arroz integral Ungle Bens (serve +/- 4 pessoas) e o nosso amigo Azeite de Oliva

    Você pode ainda ter em casa enlatados de milho e ervilha e até mesmo palmito, jogar por cima da salada fica divino.
    É leve (até demais) e super saudável, e melhor ainda fácil de preparar.

    Ahhh e se der aquela fominha lá pelas tantas da noite, é uma delicia mini-discos de pizza integral, aí é só jogar um molhinho light e uma enlatado de atum ou o recheio que preferir.

    Bjs

  12. Esquece o grelhado de peixe e atum…já que o Cauê não gosta.
    Opte por carpachios e carnes de ave…com legumes cozidos no vapor e dourados no azeite com alho.

    Bjs

  13. Realmente casar engorda, principalmente no meu caso e do meu marido porque os dois adoram cozinhar e inventar na cozinha.
    Então ai vai uma dica minha de algo saboroso e mais light (e fácil também), faça um file de frango grelhado (na chapa, frigideira o que tiver a mão serve pra grelhar, apenas unte com oleo, azeite ou manteiga) e faça a seguinte salada pra acompanhar: Cozinhe um ovo, uma porção de vagem (tipo macarrão), pique os dois numa tigela, junte um tomate cru e tempere com azeite, sal e vinagre, se puder use vinagre de limão fica mais gostoso.
    E pronto, refeição rapida, saudável e rapida!

    Bom apetite!

  14. Cíntia imagine eu que nem casei e já engordamos 4 kilos com essa história de preparativos.
    Tenho uma dica da minha mãe para quando você fizer peixe. Coloque numa panela água, canela e cravo e deixe ferver que sai o cheiro de peixe da casa toda.

  15. Ai, Cíntia!!! É verdade!! Eu não acreditava nessa história de que casamento engorda até casar!! É um tal de inventar receitinhas deliciosas que não tem fim… Ainda bem que nós dois somos magrinhos e podemos abusar (só um pouquinho)! rsrs
    Pior é que a “culinária verde” não está nas minhas preferências… =/ A saída, então, é reduzir a quantidade de calorias e se alimentar nas horas certas…
    Beijão!

  16. Cintia..Casar engorda, é fato comprovado! Mas fazer parte da estatística é decisão nossa. Eu e meu amor engordamos naquela alegria de cozinhar juntos, fazer coisas gostosas, curtir a casa, receber os amigos. Quando percebemos o estrago… rapidamente decidimos voltar a malhar juntos (até isso a gente tinha parado em “prol do amor”rs).
    Optamos por fazer pilates, que é muito legal para o corpo, além de ser divertido. Fazemos 2x na semana e equilibramos a alimentação.
    Rapidinho voltamos ao normal.
    Quem sabe vc e o Cauê não se animam tmb. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top