O truque do feijão congelado

Feijão congeladoO pessoal vive me pedindo para postar mais dicas do meu dia a dia. Bom, lá vai uma bem besta, mas muito útil: o truque do feijão congelado.

Como eu já contei, quando fizemos nosso primeiro feijão, erramos um tantinho na quantidade e, vejam só, enchemos oito tupperwares para congelar. E, por praticidade, como é uma comida que, mesmo que você não faça nada errado, dá trabalho para fazer, a gente sempre cozinha um pouco a mais para congelar.

Acontece que feijão descongelado é o ó. Odeio. Fica melequendo e sem gosto…

Aí o truque: em vez de simplesmente descongelar, a gente refoga um pouco de cebola e alho, coloca o feijão e um pouco de água e deixa ferver no fogo baixo.

Faz a maior diferença, fica com gosto/cheiro/carinha de feito na hora 🙂 Fica a dica.

A foto é do Come Come Congelados.

30 thoughts on “O truque do feijão congelado

  1. Muito legal né? Esse truque já uso desde os meus 27 anos (hj tenho 33).
    Posso complementar a receita?
    Lá vai. Geralmente cozinho 1 kg mesmo, pois o tempo é o mesmo praticamente entção, economizo tempo, gás etc.
    Gosto de cozinha com charque (ou jabá) e só.
    Na noite anterior ao preparo retiro do congelador e coloco na geladeira. Ai sim, ao preparar, tempero com oléo, alho, cebola e pra quem gosta, cheiro verde (aqui na minha cidade se chama assim. É aquele macinho com coentro e cebolina).
    Fica M A R A V I L H O S O !!! e sempre na quantidade certa. Sem disperdícios.

    bjs

  2. Muito legal né? Esse truque já uso desde os meus 27 anos (hj tenho 33).
    Posso complementar a receita?
    Lá vai. Geralmente cozinho 1 kg mesmo, pois o tempo é o mesmo praticamente então, economizo tempo, gás etc.
    Gosto de cozinha com charque (ou jabá) e só.
    Na noite anterior ao preparo retiro do congelador e coloco na geladeira. Ai sim, ao preparar, tempero com oléo, alho, cebola e pra quem gosta, cheiro verde (aqui na minha cidade se chama assim. É aquele macinho com coentro e cebolina).
    Fica M A R A V I L H O S O !!! e sempre na quantidade certa. Sem disperdícios.

    bjs

  3. Puxa, eu aprendi isso com a minha mãe! Ela sempre fez o feijão sem tempero nenhum, só na água mesmo. Daí depois de descongelado, ela refoga no alho e na cebola e deixa bem temperado! Eu costumo colocar um envelopinho de sazon verde, fica muito bom!

  4. Eu e o Rô fizemos isso esses dias… só esquecemos do detalhe de esperar o feijão descongelar… hehehe!
    Aí, minha flor… foi um tal de esfaquear aquela bola congelada de feijão.. aiai! 🙂
    Beijos!

  5. Também faço isso, mas na boa vc tem alguma dica para engrossar o feijão, o meu fica ralo e não engrossa nem com reza braba, acabo apelando para um tiquinho de maizena.

    Essa vida de recém casada tem dessas coisa, né?

    Adoro o blog.

    Beijinhos

  6. Cintia…….para mim o pior lado do casamento é o de ter que cozinhar!!Sou um fracasso total.Em relação a arroz..ainda vai…mas quando falamos de feijão eu entro em pânico pois tenho horror de panela de pressão!!Na semana que voltei de lua-de-mel liguei pra minha mãe pra ela cozinhar pra mim.Deu 10 minutinhos ela tava lá…..me ensinou a cozinhar e foi embora.Eu to conseguindo usar..porém coloco o feijão no fogo e saio de casa com medo daquele troço explodir.
    Acho que com o tempo me acostumo.
    Beijos

    1. Não sei te dizer exatamente, Mariana, mas aqui em casa, o último tupperware de feijão congelado foi consumido 8 meses depois desse dia, então imagino que eternamente! 🙂

  7. pra engrossar o feijao sigo o truque da minha avó,
    qd coloco p cozinhar o feijao eu ja coloco um pouco de oleo ou banha de porco
    antes de tampar a pressão,
    e cozinho no fogo baixo;
    depois de cozido na hora q vc tempera ele, mesmo
    se tiver sido congelado, ele fica com um caldo de fazer inveja…e o melhor fica inteirinho e td macio;
    uma delicia!

  8. Olá pessoal!!!

    Para engrossar o feijão, bata um pouco do feijão cozido com o caldo no liquidificador e misture ao feijão. Deixe ferver e ele vai engrossar. Para 1 kilo de feijão cozido, bata o equivalente a uma xícara de chá de feijão com o caldo.

    Abraços,

    Eliane

  9. Eu também só cozinho o feijão com água e depois congelo. Nunca vi fazerem diferente, aprendi q era assim q se fazia! =)
    Daí na hora de descongelar é q vc vai temperar. Eu adoro colocar cebolinha e pimenta de cheiro! Hmmm… É sucesso na certa!

  10. É a primeira vez que cozinhei feijão.
    Como tenho pouco tempo resolvi fazer a quantidade para 1 semana e congelar.
    O problema é que fui procurar como congelar o feijão depois de terminar de cozinhar (com tempero rsrs).
    Agora vou ter que comer tudo em dois dias. kkkkk
    Dica: a informação vem antes da ação. Vivendo e aprendendo.
    Obrigado, da próxima vez sem temperar.:)

  11. Olá, sou casada há 4 anos e faço assim: compro um feijão de boa qualidade, assim não precisa separar os grãos. Coloco só um pouquinho de molho para não perder as vitaminas. Coloco meio kg na panela de pressão e cubro com um pouco mais de água. Deixo ferver por uns 40 minutos. Aí preparo o tempero na frigideira com bacon picadinho, calabreza, cebola e bastante alho. Coloco nessa mistura 1 concha do feijão cozido e amasso. Coloco 1 colher de massa de tomate, sal e uma pitadinha de pimenta do reino e coloco tudo de volta na panela de pressão e deixo ferver mais um pouco para misturar bem o tempero. Depois coloco tudo em potinhos pequenos para congelar. Ao descongelar no microondas, coloco na panela com um pouquinho de água e uma pitadinha de sale e fica uma delícia, nem precisa temperar toda vez… Parece que foi feito na hora, muito bom mesmo…

  12. Tenho 43 anos e cozinho desde os 18 quando fui morar sozinho p/ estudar.
    Dica preciosa: cozinhe o feijão com banha de porco, tempere com sal, cheiro-verde. Depois de cozido, coloque para congelar ainda quente.
    Na hora de descongelar, coloque numa panela em fogo baixo com um pouquinho de água.
    Se alguém não aprovar mudo meu nome p/ Josefa!
    Abraços.

    1. Oi, Gabriela. O suficiente para cobrir o fundo da panela (mais ou menos um dedo de água). À medida que for esquentando, vai mexendo e colocando mais água se achar que está ficando muito grosso. Por outro lado, se errar na quantidade e ficar muito aguado, é só aumentar o fogo e deixar evaporar um pouco (ficando sempre de olho, pra não queimar o fundo). Beijo!

  13. Meninas e meninos, cozinhem o feijao so com agua, coloque nos potinhos e congele. Para descongelar, retire do freezer, vire o potinho embaixo da agua ate que ele solte do pote, como forminhas de gelo. Na panela, coloque oleo e alho, deixe fritar sem queimar (é rapido), coloque o bloco de feijao e agua ate quase cobrir (nao tem medida certa, mesmo que cobrir, essa agua vai secar, so nao pode colocar pouca agua, porque senao vai queimar, é melhor mais do que menos agua), coloque sal e deixe ferver ate engrossar. Quem gostar, pode amassar os graos com a concha ou deixa-los inteiros (quando amassar, o caldo engrossa antes).
    – prefira colocar agua fervente, é mais rapido (mas com agua fria tb da certo)
    – os temperos podem variar de acordo com a regiao do Brasil e do gosto de cada um
    – se quiser, pode cozinhar e congelar com linguiça calabresa e descongelar da mesma fora (o sabor muda) e tone cuidado com o sal, pois a linguiça ja é salgada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top