Uma planilha para organizar as finanças

Sabe quando a gente tem impressão de que o nosso dinheiro não dá pra nada e, mesmo quando recebe um aumento, continua não dando? E, se alguém pergunta onde estamos gastando, a resposta na ponta da língua é “em nada”.

Aprendi há um tempo que, se não tiver disciplina com minhas finanças, não importa o quanto eu ganho, meu salário nunca será suficiente.

Quando era solteira, era fácil me organizar; qualquer planilhinha mal-feita no Excel servia para controlar meus gastos. Agora, que somos dois e temos despesas novas (aluguel, água, luz…), a coisa complicou um pouquinho.

Andei pesquisando e encontrei uma planilha de orçamento pessoal da Bovespa muito bacana. Já adaptei para a minha realidade e estou começando a usar. Fica a dica 😉

Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi
Por R$ 19,30 no Submarino

Dica: Finanças pessoais deveria ser matéria de escola! Como não é, a gente vai usando o dinheiro meio de qualquer jeito, sem poupar, sem investir, sem se planejar – o que não é o jeito mais inteligente.

Essa fase de recém casados é uma bela oportunidade para começar a se informar melhor sobre isso. “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” é uma ótima sugestão de leitura: lingaguem adequada para leigos (\o/), dicas práticas e a vantagem de ser específico para casais. Li e gostei.

15 thoughts on “Uma planilha para organizar as finanças

  1. Que planilha show, adorei, assim não tem deinheiro que passe despercebido rsrsrs, adoro o teu blog, parabens sempre !!!
    Um beijão

  2. Concordo.. Se a gente não se organiza.. dinheiro some!!
    Vou deixar uma dica de um programinha que usamos: Personal Finances Pro. Baixa gratuitamente e é bem simples e interativo.
    Diferente da planilha Bovespa, ele “obriga” que vc adote uma postura diária de controle, inserindo informacoes dos gastos realizados. Assim, no final do mês vc sabe direitinho pra onde foi o suado dinheiro..
    A Planilha do Bovespa na verdade é um orçamento, uma previsão geral de gastos. Anotando diariamente no Personal Finances, vc pode descobrir que, por ex, aquele cafezinho da tarde pode ser o vilão que está impedindo vc de trocar o sofá da sala….rs
    É só uma dica. Ambos são ótimos para controle, o que importa é colocar em prática 😉 Beijinho!!

  3. Amei seu blog, e o outro também!!
    Irei me casar em outubro do ano que vem e queria uma dica sobre o convite, pois, não irei fazer festa porém vou dar um jantar em uma churrascaria sendo que o convidado é que vai pagar seu rodízio com um desconto que eu e meu noivo iremos pagar!!!
    Que Deus abençoe muito vocês, beijos!!!

  4. gostaria de conhecer essa planilha, pois eu preciso de ajuda, nao sei lidar com finanças, estou sempre passando por dificuldades financeiras. obrigada.

  5. Finanças de casal não é coisa fácil e tem muito casamento que acaba por isso…
    Tem um curso na Bovespa – gratuito – chamado Mulheres em Ação. Muito bom! Fala aquele monte de coisas que “sabemos” sobre finanças, mas nunca fazemos.

  6. Concordo com a Adri Lee! Acho que o mais importante é você adaptar pra sua realidade. Eu tenho uma que eu mesma bolei no excel. Além de fazer uma previsão do orçamento do mês, é importante controlar se os gastos não estão excedendo mais do que o que foi planejado. Hoje como eu já tenho mais prática, controlo mais as contas que variam muito de um mês para o outro, como supermercado e saídas não previstas…
    Esse livro do Gustavo Cerbasi é fantástico. Meu desafio agora é convencer meu noivo a aderir a esse controle… Depois do livro, (descobri que eu sou do perfil poupadora e ele gastador), estou mudando minhas estratégias de poupar com ele
    Desejo sorte pra vc!
    Beijos,

  7. Adorei a planilha. Eu vou casar agora no final do mês, já fazia minhas simulações de orçamento. Agora ficou bem mais fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top