Uma planilha para organizar as finanças

Sabe quando a gente tem impressão de que o nosso dinheiro não dá pra nada e, mesmo quando recebe um aumento, continua não dando? E, se alguém pergunta onde estamos gastando, a resposta na ponta da língua é “em nada”.

Aprendi há um tempo que, se não tiver disciplina com minhas finanças, não importa o quanto eu ganho, meu salário nunca será suficiente.

Quando era solteira, era fácil me organizar; qualquer planilhinha mal-feita no Excel servia para controlar meus gastos. Agora, que somos dois e temos despesas novas (aluguel, água, luz…), a coisa complicou um pouquinho.

Andei pesquisando e encontrei uma planilha de orçamento pessoal da Bovespa muito bacana. Já adaptei para a minha realidade e estou começando a usar. Fica a dica 😉

Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi
Por R$ 19,30 no Submarino

Dica: Finanças pessoais deveria ser matéria de escola! Como não é, a gente vai usando o dinheiro meio de qualquer jeito, sem poupar, sem investir, sem se planejar – o que não é o jeito mais inteligente.

Essa fase de recém casados é uma bela oportunidade para começar a se informar melhor sobre isso. “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” é uma ótima sugestão de leitura: lingaguem adequada para leigos (\o/), dicas práticas e a vantagem de ser específico para casais. Li e gostei.

Back to Top