Receita de pudim de leite

Receita de pudim de leite condensado

Tô adorando essa história de fazer sobremesas. Esses dias, aprendi a receita de pudim de leite. Pra minha sorte, descobri que é facinho, facinho de fazer.

Ingredientes

  • 1 lata de leite Moça (395 ml)
  • A mesma medida de leite
  • 2 ovos
  • 10 colheres de açúcar

Utensílios

  • Forma redonda com furo
  • Assadeira retangular
  • Liquidificador
  • Espátula
  • Pincel de cozinha

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno em temperatura média (cerca de 180º C).
  • No liquidificador, bata o leite condensado, os ovos e o leite por cinco minutos.
  • Enquanto isso, coloque o açúcar na forma redonda com furo e leve ao fogo médio para derreter por 6 minutos, mexendo todo o tempo.
  • Com a ajuda de uma espátula ou um pincel de cozinha, espalhe a calda caramelada formada pelo açúcar pelas laterais da forma (inclusive em torno do furo central).
  • Despeje o conteúdo do liquidificador na forma e coloque-a sobre uma assadeira retangular com água até a metade (para fazer o banho maria). Leve ao forno médio por 1:10 h.
  • Retire do forno, espere ficar morno e leve à geladeira. Se quiser proteger o doce de possíveis odores da geladeira, cubra a forma com um pano de prato.
  • Para desenformar, passe uma espátula por toda a lateral, desgrudando a calda da forma. Coloque o prato de servir sobre a forma e, em um movimento rápido, vire.
  • Se na hora de lavar a forma, um pouco de caramelo ficar grudado nela, coloque um pouco de água e detergente e leve ao fogo baixo. O açúcar se dissolverá e desgrudará sem esforço.

Foto: site da Nestlé  (que tem ótimas receitas!)

23 thoughts on “Receita de pudim de leite

  1. hehehehe, é tão gostoso fazer doces né eu tb sou recem casada, completei 3 meses dia 24 e fiz um jantarzinho pros meus cunhados e esposas e resolvei fazer uma receita de brigadeirão de forno, fiz duas receitas pre encher bem a forma e ficou divino!!! Recebi mil elogios rs

  2. Oi!
    O inverno tá chegando e aí vai uma receita facil e deliciosa: Gratin Quenelles Fondue
    Ingredientes:4 ovos separados, 100 ml de vinho branco seco, Sal e pimenta-do-reino à gosto, 100 g de parmesão ralado.
    Para o fundue: 200 g de creme de leite, 100 g de gruyère ralado (ou outro que derreta facilmente)
    Para servir: Cebolinha verdeParmesão ralado
    Modo de Preparo: Coloque as gemas e o vinho numa bowl em banho Maria e bata com o fue a ponto de fio, retire e deixe esfriar. Em outra travessa, bata as claras em ponto de neve e junte suavemente às gemas, acrescente o sal e a pimenta. Reserve para as quenelles.

    Para o fundue:
    leve o creme de leite para ferver junto com o gruyére até derreter, usando o fue e despeje em 4 pratos fundos. Faça quenelles com a mistura de claras/gemas, usando 2 colheres e coloque-as sobre o fundue. Polvilhe com o parmesão e asse em fogo médio por 10 minutos Salpique com a cebolinha e VOILA!….e faça o maior sucesso com os amigos…ou com a gatinha ou gatinho!

    Mais em http://www.viasites.com.br/culinaria.htm

  3. Hmmmm… óptimo aspecto nas fotos Cíntia ! Espero que o meu fique assim também. Estou ansiosa por experimentar. Adorooooo pudim de leite! e acho que a minha mãe também vai agradecer =)

    Beijinhos

  4. Que delícia!!

    Essa receita parece ser mais fácil e prática que a receita d minha mãe (na verdade nunca fiz o pudim, mas olhando-a parece ser complicadinho).
    Acho ate que vou tentar um dia desses. Tb é a sobremesa mais aceita pelo meu noivo e tb pelo meu pai.

    O marido agradece. Parabéns pela dedicação.

    bjjs

  5. Somente ontem criei vergonha e comprei uma pundizeira! Não aguentei esperar e fiz a estreia de um pudim de leite condensado ontem mesmo, rsss….
    A diferença da minha receita pra sua é que não coloco nada de açucar, afinal já tem o leite condensado e utilizo 3 ovos.
    Deixei por 45 min.
    Resultado! Foi devorado e tinha furinhos e tudo 🙂

    Parabéns pelo seu espaço, ADOREI!!!

    Beijosss

  6. Cíntia,

    Não ficou muito doce o pudim com tão pouco leite? Geralmente aqui em casa eu ponho no liquidificador uma lata de leite condensado, os ovos e “completo” um litro com o leite (dá uns 550-600 mL). O resto é igualzinho, só que já existem panelas para fazer pudim no fogão, não no forno. O pudim assa mais rápido e é mais prático, acho muito chato botar no forno, tem que preaquecer, coisa e tal.

    Adorei os blogs!!

    1. Ai, Aline, seu forno deve esquentar um pouco menos que o meu 🙁

      Da próxima vez, deixe mais uns 15 minutos lá dentro! Beijos

  7. PARA O PUDIM NAO FICAR MUITO MOLE , E NA HORA DE DESENFORMAR ELE NAO FICAR BONITINHO , VC DEVERA COLOCAR 2 DEDOS DE LEITE E UMA COLHER DE MAISENA , E DISSOLVER , E BATER JUNTO COM OS DEMAIS INGREDINETES . ELE FICA LINDO !!

  8. Acho legal, na hora de fazer a calda, para não ficar com um gostinho meio amargo, colocar o açucar e depois a água, até cobrir o açucar, dai esquenta normalmente, até ficar em ponto de calda, e o restom tudo do mesmo jeito .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top