Fisioterapia e recuperação de cirurgia no joelho (operação do menisco). Fotos: www.cintiacosta.com

Cirurgia do joelho: fisioterapia e recuperação 8 meses depois da operação do menisco

Em dezembro de 2017, passei por uma cirurgia no joelho por causa de um rompimento no menisco. Já contei aqui no blog como foi a cirurgia artroscopia e o primeiro mês depois. Agora, volto para contar como está a recuperação 8 meses depois. Spoiler: estou ótima!

A cirurgia e o pós operatório

Contei todos os detalhes no post anterior, mas em resumo: fiz uma artroscopia (aquela que o médico faz só dois furinhos no joelho e é super rápida), com alta no mesmo dia. Foi uma coisa rápida, menos de 1 hora, e sem grandes problemas. Leia com mais detalhes aqui: Cirurgia do joelho: como foi a operação do menisco e o primeiro mês de recuperação. Não usei muletas e já consegui andar sozinha em alguns dias.

Recuperação e fisioterapia

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

Eu comecei a minha fisioterapia um mês depois da cirurgia e continuo fazendo até hoje. Meu fisioterapeuta se chama André Tavares e atende na mesma clínica do meu cirurgião, a Clínica Astur que fica no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Recomendo muito o trabalho dele! Infelizmente, não aceita convênio, mas dei um jeito de encaixar no orçamento e não me arrependo. Recuperação de lesão é coisa séria e não queria fazer com qualquer um.

A recomendação do cirurgião era que eu começasse menos de uma semana depois, porém eu operei em dezembro, perto do recesso de Natal e Ano Novo, e tive que esperar o fisioterapeuta voltar de férias. Se eu pudesse mudar alguma coisa, teria esperado para operar depois do recesso… Nesse período, o fisio me deu alguns exercícios pra fazer em casa e não ficar parada.

Ter demorado para começar a fisioterapia prejudicou um pouco minha recuperação. Quando cheguei para as primeiras sessões, já estava andando, porém com bastante dificuldade e os músculos da perna estavam fracos.

As primeiras sessões de fisioterapia foram com TENS (aquele aparelho de choque leve que faz o músculo contrair) combinado com os mesmos exercícios parecidos com os que fiz em casa: levantar a perna com um pouco de peso no tornozelo. A idéia era fortalecer as coxas e glúteos para aliviar o trabalho do joelho e deixar que se recuperasse melhor. Também fiz muito alongamento (continuo até hoje) para recuperar a amplitude de movimento (o tanto que dobra o joelho). Um dos movimentos consiste em deitar de bruços e o fisio pegar a perna e dobrar levanto o pé em direção à bunda. Doía pra burro no começo… mas ajudou muito!

O André também colocou alguns pontos de acupuntura na minha orelha no primeiro mês de fisio. Eu manjo é nada de acupuntura, mas toda ajuda é bem-vinda, né?

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

Aos poucos, passamos para as máquinas de musculação e comecei a fazer exercícios no leg press, cadeira adutora e abdutora e até algumas caminhadas rápidas na esteira. De uns 4 meses para cá, começamos com um pouco de agachamento. Não o tradicional, mas métodos com menos carga nos joelhos, como stiff e agachamento com as costas apoiadas na bola de pilates na parede.

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

Com o passar do tempo, fomos aumentando a carga dos aparelhos e minhas coxas e até minha bunda ficaram bem mais fortes. Isso foi um plus: meu corpo mudou pra melhor com a fisio!

Nos primeiros meses, fiz fisioterapia 3 vezes por semana. Com o tempo, fomos diminuindo e agora vou uma vez só na semana.

Dor e melhora

No começo, meu joelho doía sempre, era bem inconveniente. Chegou um ponto em que me questionei se tinha valido a pena operar, já que continuava doendo, talvez até um pouco mais. Isso porque a musculação na fisioterapia foi puxada, e a região do joelho estava sob estresse esse tempo todo (graças a deus, sendo acompanhada de perto por um especialista, que sabia dizer até quanto de dor tava dentro do esperado e quanto era pra se preocupar).

Mas, à medida que o tempo passou, eu firme e forte com a fisioterapia (tenho muita fé em fisioterapia, foco na recuperação!), percebi a melhora chegando e fiquei mais feliz. A dor parou de ser o tempo todo e só acontecia quando eu descia escadas ou tentava agachar.

Passei por uma fase engraçada e que dava um pouco de aflição em que meu joelho estalava quando eu fazia algum movimento com torção (tipo alguém te chamar e você girar, sabe?). Eu esquecia do joelho, porque não tinha mais dor, e ele CREK. Mas era só aflição, não dor. O fisio me disse que, provavelmente, eram as partes do meu joelho se “reencaixando” depois que tudo desinchou e tal.

Pois bem, cheguei agora ao oitavo mês da recuperação e meu joelho não dói mais no dia a dia. Vitória!

Limitações e sequelas

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

No momento, recuperei quase todos os movimentos normais do joelho. Consigo caminhar normalmente e até agachar devagar, só pra testar mesmo (ou, tipo, procurar um troço que caiu no chão), sentar no chão com os joelhos dobrados e ajoelhar (tem alguns exercícios da fisio que são sobre quatro apoios, com joelhos no colchonete, com as mãos ou a barriga apoiados na bola de pilates ou não).

Não consigo fazer agachamento desses de academia, isso ainda dói. Diz o fisio que eu provavelmente chego lá…

Me perguntaram aqui no blog sobre dirigir. Eu não dirijo desde antes da cirurgia porque abandonei o carro (detesto trânsito, moro perto de metrô e trabalho de casa), então não sei opinar…

Esses dias, usei salto alto para uma festa. Apesar da dor normal de usar salto, não tive mais problemas, apesar de ter ficado beeem atenta morrendo de medo de torcer ou cair.

Volta aos esportes

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

Os esportes para os quais fui liberada são os que não tem impacto no joelho.

Além da musculação nas pernas e core nas sessões de fisio, eu tenho feito natação duas vezes por semana também. Natação tem sido maravilhoso… Me enche de endorfina, trabalha os braços e costas (que eu deixei mega de lado nesse ano de foco no andar de baixo) e não tem impacto nenhum no joelho. Amo!

Corrida está fora de cogitação por enquanto, já que tem bastante impacto. Além de ser um risco pro joelho operado, tem que lembrar que eu tinha menisco discóide no joelho operado (o que facilita lesão no menisco), o que significa que o outro joelho muito provavelmente também tem meniscos discóides e que a mesma coisa pode acontecer com o outro joelho e eu posso acabar passando por tudo isso de novo… Deus me livre!

Mas o fisio liberou o transport, um aparelho de academia em que você faz movimentos muito parecidos com os de corrida, mas não há impacto no joelho, por conta do movimento elíptico dos “pedais”.

A post shared by Cíntia Costa (@cintia_costa) on

Yoga é outra prática que amo, mas que ainda não fui liberada para fazer. O fisio diz que as torções ainda são perigosas pra mim. Prefiro esperar ele liberar…

Próximos passos

Bom, sigo na fisioterapia e pretendo continuar até eu conseguir fazer agachamento sem sentir dor. Estamos diminuindo a frequência das sessões, mas acho importante ter esse acompanhamento agora que voltei a praticar esportes. Além de querer resolver esse joelho, morro de medo de fazer algo errado e me lesionar de novo, então me sinto mais segura com esse olhar do fisio me avaliando e auxiliando.

O próximo passo é marcar uma nova consulta no ortopedista para ver se recebo a alta definitiva. Era para ser depois de seis meses da cirurgia, mas quero estar o mais perto possível dos 100% antes disso. Se bem que o fisio sempre me diz: existe joelho bom, joelho ruim e joelho operado. Hahaha…

É isso, queridos! Vou contando de tempos em tempos como ando… Quem quiser trocar idéias sobre essa experiência, deixe um comentário aqui no post! Um beijo!

69 ideias sobre “Cirurgia do joelho: fisioterapia e recuperação 8 meses depois da operação do menisco

  1. Luís de Oliveira

    Olá amiga,boa noite ,hoje é véspera de minha cirurgia…
    Gostei muito desses depoimentos e da sua iniciativa em escrever sobre isso, espero poder voltar logo a andar normalmente, preciso trabalhar e brincar com meu anjinho que é especial,quando tiver mais informações sobre como foi e está sendo o meu tratamento , escreverei aqui…, abraço…

    Responder
      1. Luís de Oliveira

        Olá amiga,boa noite ,hoje é véspera de minha cirurgia…
        Gostei muito desses depoimentos e da sua iniciativa em escrever sobre isso, espero poder voltar logo a andar normalmente, preciso trabalhar e brincar com meu anjinho que é especial,quando tiver mais informações sobre como foi e está sendo o meu tratamento , escreverei aqui…, abraço…

        Muito obrigado amiga,estarei sempre de olho nos comentários ,muito grato por responder.

        Responder
  2. Ruzinez Paulo do nascimento

    Motivador esse artigo, e Tambem muito interessante pra quem jà fez artroscopia no Joelho como eu fiz tambem, tirei muitas duvidas Obrigado.?

    Responder
  3. ZEZINHO

    Boa tarde
    A minha cirurgia ocorreu no dia 25/04/2017, fiz a preparação 2 meses antes, fazia hidroginástica, a cirurgia durou 14 minutos, não tinha desgaste, fiquei 1 mês sem pegar o carro, foram feitas após a cirurgia 20 seções de fisioterapia, mas ainda sentia uma pequena dor, mas agora com 7 meses começou uma dor muito forte, estou com uma consulta agendada para 27/11/2017, vamos ver o diagnóstico do Médico.

    Responder
  4. Alexandre

    Olá,
    Gostei muito do seu relato,
    Tem 2 meses que fiz a cirurgia de menisco, estou fazendo fisioterapia 4 vezes por semana.
    Uma pergunta, as pernas já estão da mesma grossura? Quanto tempo demorou pra ficar iguais?

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Alexandre! Rapaz, que pergunta difícil! Hahaha… lembrou que uma perna afinou, mas não lembro quanto demorou pra recuperar. Hoje em dia elas estão iguais! É só perda muscular, né. Fazendo fortalecimento na fisioterapia, recupera. Um beijo e melhoras!

      Responder
  5. Willian Erivelto Alves Da Silva

    Olá Cíntia ‘ Comigo é o seguinte fiz a cirurgia em maio de 2017 menisculo medial e correu tudo bem na cirurgia ‘ cheguei a fazer umas 15 sessões de fisioterapia mais parei e meu joelho dói bastante ainda , tô ficando meio irritado com essa situação doido querendo voltar ao futebol mais não sinto seguro tenho muito medo de voltar ‘ vc acha que posso fazer um reforço muscular ou até mesmo voltar com os medicamentos para conter a dor ou procuro o médico pra ver se é normal essa dor persistir depois de meses de cirurgia.

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Willian! Recuperação é uma coisa lenta e chata, mesmo… Eu recomendo que você volte no médico e peça a opinião dele, veja se ele te receita algumas sessões de fisioterapia! Um beijo e melhoras!

      Responder
  6. Rosemeire Sobral Germano

    Boa Noite Cintia!
    Tudo bem ?
    Sua história inicial é parecida com a minha. Eu fiz a cirurgia Artroscopia no menisco medial no dia 11/12/2017. Eu tenho 46 anos de idade e praticava corrida de 10 km todos os dias durante toda minha vida , vooley , academia , dança do ventre, nada de sedentarismo tanto que meu peso é excelente .
    E devido a dor no joelho direito minha vida mudou muito, e foi inevitável depois do exame de ressonância o meu médico marcou a cirurgia.
    Eu moro na cidade de Paulinia e olha a coincidência com você Cintia. Fiz a cirurgia no hospital Samaritano de Campinas. Ocorreu tudo bem graças a Deus, e diante da minha confiança com meu médico que já realizou cirurgia bem complexas no tornozelo do meu esposo que pratica futebol, corrida e tem uma vida normal depois da cirurgia.
    Eu falo para todos que medico tem que ser muito competênte para ter sucesso no resultado. Avaliem, por indicação e assim tudo da certo e paciência porque cirugia no joelho não é fácil, a recuperação é demorada mas também tudo é suportável, os níveis de dores vão diminuindo a cada dia. E tem que dobrar o joelho desde o início da cirurgia no limite com cuidado.
    Hoje dia 29 /12/2017 fazem 18 dias da cirurgia. Estou com pedido para fisioterapia, iniciarei começo do ano. E estou me preparando com alguns exercícios de dobrar o joelho, e 3 vezes ao dia gelo por 20 minutos. Exercícios sentada elevando as pernas , na primeira semana não conseguia, agora melhor. Ah e o meu médico quis me ver um dia após a cirurgia para ver se não tinha início de risco de infecção e me orientou a mexer os pés flexionando em casa para circular o sangue, porque nas mulheres a frequência de ter trombose é maior do que nos homens. E depois de uma semana tirei os pontinhos.
    Estou usando muletas, mas dentro de casa procuro treinar sem as muletas.
    E estou muito confiante com futuros resultados. Meu médico falou que eu não terei mas a dor que eu tinha antes com a lesão no menisco. E que com 3 meses fazendo o acompanhamento e fisioterapia estarei boa.
    Se Deus quiser ficarei 100% com muita Fé. Vou ser sincera não terei a mesma prática de esportes como antes, apenas caminhada leve e natação é uma boa. Depois que passei por essa cirurgia fiquei com medo de ter a vida de antes com muito esporte. Na minha vida vejo hoje que não precisa de tanto.

    Bom espero ter colaborado, precisamos dividir as experiências e eu li várias que me ajudou muito.
    E agora aqui é recuperar, ter Fé e para todos que lêem um FELIZ ANO NOVO. Deus abençoe imensamente a todos e a você Cintia tenha a minha gratidão por ter postado a sua história.

    Responder
  7. Maila

    Cíntia, como você está hoje? Fiz a cirurgia há 03 meses, fiz apenas um mês de fisio. Está tudo bem, mas quando vou a festas, subo e desço escadas, pulo, danço… Ah, no outro dia acorda inchado e dolorido. Estou ficando preocupada, e meu retorno é demorado. 🙁

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Maila! No fim, fiquei quase 100%. Se fico muito tempo de pé (sou confeiteira, passo o dia todo na cozinha), sinto um pouco meu joelho. Porém, consigo caminhar (são 4 quarteirões de subida e descida todo dia entre casa e trabalho), subir escada, agachar pra pegar algo no chão etc. sem problemas. Não voltei a fazer corrida porque é um esporte de alto impacto no joelho e tenho medo de romper o menisco do outro joelho e passar por tudo de novo… Mas o médico disse que eu deveria fazer bicicleta, acho que vou atrás (mas dentro da academia, morro de medo de pedalar na rua e sofrer algum acidente). Não sou muito de dançar, apesar de adorar… Mas fui a um casamento e dancei bem, não me lembro de ter ficado mal nem nada… A recuperação foi lenta e chata, mas estou feliz com o resultado. Um beijo e boa recuperação!

      Responder
  8. Fabricia

    Cintia operei 18/12.
    Dobrar a perna pra traz é o pior movimento.
    Parece que a articular está agarrada.
    É normal ?
    Estou aflita !
    Trabalho muito tempo em pé… Pensando como vai ser.
    Quando fico muito em pé ou ando muito sinto o local quente.

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Fabricia! Meu fisioterapeuta precisou trabalhar bastante esse movimento de dobrar a perna para trás… No começo doía bastante e era difícil, mas, com o tempo, fui ganhando amplitude de movimento e ficou melhor. Não deixe de fazer fisioterapia, é um santo remédio! Um beijo e boa recuperação!

      Responder
  9. Carla Mattos

    Boa tarde, Cíntia!
    Tudo bem? Gostei de ler seu relato, vou ter que fazer cirurgia, pois lesionei os dois joelhos! A médica quer operar as duas pernas ao mesmo tempo. Não sinto dores, apenas um pequeno desconforto no joelho diretor, mas corro risco de travar a articulação a qualquer momento…. Com sua experiência, vc acha possível sair de moletas do hospital se fossem as duas pernas operadas (artroscopia)? Estou preocupada… Obrigada! Um abraço. Carla

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Carla! Eu não cheguei a usar muletas… Mas, pelo que me lembro da minha experiência, não acho que dê para sair do hospital apoiada nas duas pernas operadas. Provavelmente vai precisar de cadeira de rodas (inclusive, usei para ir do quarto até o carro para ir embora). Converse com sua médica sobre como será o pós operatório, porque eu tinha uma perna saudável para segurar o tranco enquanto a outra curava, então não consigo imaginar como seria a recuperação das duas. Precisa mesmo de uma orientação médica… Um beijo e melhoras!

      Responder
  10. ANDRÉ FERREIRA

    Olá, Cíntia! Muito bom esse espaço e os seus relatos. Ajudando muito a galera. Também retirei parte do menisco medial da perna direita. Convivi de Dezembro de 2016, até dezembro de 2017, com muita dor nesta perna, pois neste período não abandonei a corrida (que amo) mas fui controlando a dor, ou tentando, com muito gelo após cada corrida. Até que em dez de 2017 fui ao médico decidido a operar. E assim foi feito. Realizei a cirurgia em 11/01/18- uma quinta feira- e sai do hospital no mesmo dia, sem necessidade de muleta. Dia 16/01/18 já havia começado na fisioterapia, 3 vezes por semana. Na segunda semana comecei a sentir um pequeno incomodo na parte de traz do joelho (Mesmo local da dor quando corria) todavia bem menor. Então é isso. Continuo na fisioterapia com muita energia, aguardando o dia 14/02 para nova avaliação médica que poderá me liberar para academia.
    Abraço, e obrigado por compartilhar conosco sua recuperação.

    Responder
  11. Rômulo Gouvea

    Boa noite, Cintia!
    Muito bom ler isso tudo aqui . Parabens por tudo que tem feito.
    Gostaria de saber , quanto tempo levou para recuperar a amplitude total do joelho?
    Quanto tempo levou para andar normalmente?
    Fiz a artroscopia em 12 de janeiro e acho que minha recuperação se faz mas bem lenta ainda pois sinto desconforto ao andar .
    Grande abraço !

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Rômulo! Eu fiz 12 meses de fisioterapia e estou no que eu acho que é a melhor forma do meu joelho… Achei super lenta a recuperação, mas melhorei muito! Melhoras pra você!

      Responder
  12. PABLO WACHHOLZ DE AVILA

    Olá
    Cíntia;
    Gostei muito de encontrar esse post.
    Foi muito útil.
    Passei por uma artroscopia para retirada de um cisto parameniscal pós trauma.(devido a uma torção jogando futsal).
    Tive um problema de inchasso nele e meu médico decidiu puncioná-lo após 5 dias de cirurgia, pois não consegui mexer de tanta pressão interna.
    Pra minha surpresa saiu muito sangue.
    Fiquei assustado, porém o médico disse que embora não comum é normal em alguns casos.
    O meu joelho desinchou um pouco depois parece ter voltado a inchar, não tanto como antes.
    Amanhã faz 10 dias e começo minha fisioterapia.
    Já ando sem as muletas, bem devagar porém não por muito tempo, pois a dor intensifica.
    Hoje meu joelho está razoavelmente inchado, gostaria de saber quanto tempo levou para desinchar por completo.

    Obrigado

    Mando notícias!

    Responder
  13. Sabrina Sudan

    Olá!
    Em Novembro/2017 caí na CPTM e lesionei o menisco nos dois joelhos. Sou muito teimosa e não queria me afastar do trabalho então pedi pro medico me dar uma segunda opção; ele me disse que poderia tentar a fisioterapia e caso não resolvesse eu teria que operar mesmo.
    Hoje, quase 4 meses depois da lesão, ainda sinto muita dor e não consigo ficar em pé por mais que 5 minutos, mesmo apoiada por uma bengala. Tem dias que a dor é insuportável e dias que parece que vou melhorar…
    Após a cirurgia, você demorou quanto tempo para conseguir ficar em pé por um tempo mais prolongado sem sentir dor?
    Estou começando a me conformar com a possibilidade da cirurgia… Segunda feira volto no ortopedista pra ver o que ele vai falar…

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Sabrina! Sinto muito… A recuperação foi chatinha como você pode ver no post.. Mas a cirurgia valeu a pena. Nunca cheguei a esse nível de dor que você descreve. Não tive nem mesmo dificuldade para ficar de pé. Um beijo e boa sorte!

      Responder
  14. Maria Elena Perna

    Muito obrigada Cintia!
    Sou de Uruguay, residente em Sao Paulo.
    Eu tenho 59 anos. E minha pregunta e sobre o resultado de la artroscopia a minha edade.
    Eu estou com lessao no menisco perna dereita.
    Fazendo fisioterapia duas vezes na semana.
    Continuo dolorida cuando camino.
    Tive consulta com cirujano que recomendou a artro.
    E com clinico que recomendou um tratamiento mais conservador.
    No casso eu teria que fazer a artroscopia pelo SUS.
    Sabem me falar em que hospital e melhor?
    Ja estou me preparando caso no melhore com este tratamento mais conservador.
    Muito obrigada pela ajuda.

    Responder
  15. Jose Palma

    Ola Cintia
    Muito interessante a sua descrição de todo o processo pelo qual passou e que mostra que a recuperação é mais longa que o pretendido..
    Eu fui operado vai fazer 3 semanas na proxima 3ª feira e ja caminho sem muletas mas dobrar a perna para tras e esticar totalmente ainda é impossivel pois dói imenso.
    Ja conduzo mas caminhadas mais longas é para esquecer..
    Tal como voce algumas vezes me questionei se teria valido a pena a operação..parece que sim mas vai levar tempo ate ver os resultados
    Tudo de bom para si.
    Bjs desde Portugal

    Responder
  16. Heloisa Gomes

    Oi Cintia.
    Que bom encontrar todos vocês por aqui.
    Lesionei o menisco medial fazendo um exercício devido a uma torção do joelho.
    Fui em 3 médicos diferentes, dois disseram para operar e um disse para tentar a fisio antes. Consigo andar sem dor agora, depois de 1 mês de ter lesionado o joelho e continuo fazendo gelo pelo menos 1 X ao dia. O chato dessa recuperação é que ela não envolve somente a parte física mas tb a psicológica, tem que ter muita fé e pensamento positivito, porém ás vezes é difícil. Quanto tempo levou desde a sua lesão até a artroscopia? Estou fazendo a fisioterapia e pretendo iniciar a hidroginástica em breve. Porém estou me mudando de país e não terei acesso à plano de saúde tão cedo, portanto a minha única saída no momento é fazer a fisio e exercício de baixo impacto.. meu médico disse que há pessoas que convivem com a lesão durante anos, mas isso é algo que me preocupa. Agradeço o apoio. Abraços.

    Responder
  17. ianegl

    Fiz minha cirurgia em dezembro
    Estou ateh agora com dor
    Fui em outros médicos
    E dois deles já me disseram q eu nunca tive lesão de menisco
    Então vou processar o médico q fez minha cirurgia

    Responder
  18. Marcelo

    Cintia,
    Seu joelho tambem inchava de ve em quando apos a academia !
    Sei la ja faz 8 meses e agora peguei mas forte na academia e inchou !!
    Da um medo!! Kkk

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Marcelo! Não me lembro de inchaço, mas lembro que ficava doendo, e o fisioterapeuta me dizia que fazia parte. Um beijo e boa recuperação!

      Responder
  19. Solange

    Estou com.um mês operada e vim justamente saber se os estralos era normal obg pelas informações esperando completár 3 meses e operar o outro .felicidades amiga

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Solange! Você acredita que até hoje tenho estralos? Hehehe.. Mas não me incomodam, nem doem, então tá tudo bem! Um beijo e boa recuperação!

      Responder
  20. zé ramos

    Olá..sou o Zé, português..fui operado ao menisco e cartilagens, no dia 21 de Maio…sai do hospital no dia seguinte, pelo meu pé…estive 10 dias até ter tirado os pensos e avaliação pelo ortopedista….no mesmo dia consulta com o Fisiatra, e vou agora começar sessões bi-diárias de fisioterapia…
    Pratico um desporto violento para as articulações, Padel,mas estou esperançado que ainda vou jogar de novo…
    Curiosamente não tenho dores, ando sem alguma ajuda mecânica, conduzo sem qualquer problema..até me assusta o não ter dores, pois os médicos todos me perguntam..como vão as dores? e eu não tenho..
    Virei aqui partilhar o evoluir da situação
    Melhoras para todos
    Um fraterno abraço
    Zé Ramos

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Zé! Fico feliz que você não tem dores! Espero que sua recuperação seja rápida e logo você possa voltar para o padel! Um beijo!

      Responder
  21. Giliane Marques

    Boa noite Cíntia, eu fiz uma artroscopia e uma condroplastia no joelho direito dia 12/05/2018. hoje fazem 18 dias da cirurgia. Estou fazendo fisioterapia todos os dias, quando tenho que ir a rua ainda vou de muletas por medo de alguém me esbarrar. Gostei muito de seu relato. Espero que fique boa rápido. Minha lesão foi degenerativa. Meu médico disse que pela minha idade, 51 anos, não era para acontecer isso, mas acha que pode ser por causa da minha doença autoimune (doença de crohn). Estou anciosa para voltar a trabalhar, sou professora, e para voltar a fazer hidroginástica. Um grande abraço.

    Responder
  22. rennan

    fiz uma reconstrução de ligamento cruzado, transplante de homólogos, reparo e soltura de um menisco e astro simple de meniscectomia, nau recuperação, seu fisio liberou caminhadas leves?

    Responder
  23. Karina

    Oiii sou Karina tenho 2 meses de operada! Bom gostaria de saber com vc se e normal depois desse tempo inchar e doer, ando irritada com a lentidão da recuperação,choro reclamo tou vivendo um surto.

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Karina! Sinto muito pela sua situação… Te recomendo que marque um retorno no seu médico para tirar suas dúvidas. Ele saberá te dizer se está tudo caminhando no ritmo esperado ou se tem algo fora do comum, e te acalmar! Um beijo e boa recuperação!

      Responder
      1. Karina

        Obrigado Cíntia pelo carinho!! Realmente está sendo difícil está semana tenho consulta com meu médico,, perdi massa muscular e tive muitas dificuldades, pois por recomendações tive que voltar mais cedo a malhar com um personal para fazer um fortalecimento muscular, isso anda me encomodando pois fiquei com a perna fina RSS feia. Cíntia vi que isso aconteceu com vc, quanto tempo sua perna voltou a igualar com a outra na aparência e grossura. Obrigado lendo toda essa sua trajetória de pós tem me ajudado muito. Um grande abraço.

        Responder
        1. Cíntia Costa Autor do post

          Oi, Karina! Puxa, não me lembro, mas não demorou muito, não! Quando tive neuropatia (paralisia temporária no pé), minha batata da perna ficou muito mais fina que a outra, fiquei super triste. Também não lembro quanto tempo demorou para voltar, mas voltou e elas são iguais! É questão de fortalecer mesmo! Um beijo e persista, sempre com acompanhamento médico!

          Responder
  24. Augusto

    Olá CINTIA, eu fui operado no dia 01/02/18, jogando bola torci meu joelho esquerdo, tive um rompimento parcial do ligamento medial colateral esquerdo e lesão no menisco, o médico realizou uma artroscopia onde ele fez uma reparação no menisco,foram dois furinhos no joelho,um para entrar uma câmara e o outro para o aparelho para fazer a reparção, ele não mexeu no ligamento.apenas no menisco.Hoje já estou com 5 da cirurgia,fiz 20 sessões de fisioterapia, minha coxa ficou fina, aí o ortopedista me orientou que eu fizesse academia,ja vou para quase 2 meses na academia,porém a perna ainda nao igualou uma coxa com a outra,o médico me deu mais 2 meses de atestado que termina no dia 30/08/18,espero já poder voltar para o meu serviço nessa data,sou Sargento da Polícia Militar do Piauí, muito complicada e demorada a recuperação,ao todo vou para 7 meses afastado do serviço em agosto de 2018. Cintia espero que você esteja recuperada. boa tarde! Augusto,Teresina,Piauí.

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Augusto! Eu também perdi massa muscular após a cirurgia, as penas ficaram um pouco desiguais por um tempo. Mas depois, voltou ao normal com o tempo e os exercícios. Te desejo uma ótima recuperação!

      Responder
  25. Giliane Marques

    Boa noite Cíntia. Fiz uma artroscopia do meu joelho direito juntamente com condroplastia de menisco dia 12 de maio. Ainda estou com muito medo, meu medico me falou para eu parar de usar muletas, mas esta muito difícil. Estou fazendo fisioterapia e espero que melhore a dor. um abrço.

    Responder
  26. Rômulo Gouvea

    Boa noite, Cintia!!!
    Estou no 6 mês pós cirurgia de LCA e ainda não consigo fazer a extensão total do joelho operado.
    Sigo na fisio e também na academia . Não sei com quantos meses vc tá agora mas poderia contar se recuperou a extensão total e a flexão ?

    Responder
  27. Andréa

    Boa tarde, tenho três meses que a cirurgia do joelho, tive uma lesão chamada alça de balde no qual não conseguia mexer meu joelho, um mês apôs a cirurgia comecei minha fisioterapia, minha história é até um pouco parecida com a sua, hj com três meses de cirurgia cinto muita dor e da vontade até de desistir pq achava que não estava resolvendo,logico que hj ando melhor com um pouco de dificuldade, e por este motivo fui pesquisar por sentia tanta dor ainda e você me ajudou muito, coloquei em minha cabeça que tenho que ter paciência e mesmo sentido dor não desistir ! Obrigada

    Responder
  28. Re Oliveira

    Lesionei o menisco do joelho esquerdo com 15 anos, operei e em 3 meses retornei as minhas atividades normais, escola e competições de vôlei. Naquela época me dediquei a fisioterapia, exercícios na piscina e a academia que comecei um ou duas semanas após a cirurgia. As dores são companheiras, especialmente quando deixo de lado o fortalecimento da musculatura em face da correria e cansaço do trabalho ou quando o tempo muda kkkk, mas nada que impeça de seguir a vida normalmente… já tinha me esquecido como foi a recuperação (dor, demora e os percalços gerais) e agora, 20 anos depois da lesão do joelho esquerdo, com a notícia de nova lesão no menisco do joelho direito e uma nova cirurgia pela frente resolvi pesquisar e me deparei com seus posts… não acredito que será tão rápida a recuperação, como foi aos 15 anos, mas espero poder retornar o mais breve possível ao trabalho, ainda que não recuperada 100%

    Responder
    1. Cíntia Costa Autor do post

      Oi, Re! Imagino que a cada idade, a recuperação seja de um jeito, mas você me parece uma pessoa super dedicada, então imagino que vá tirar de letra. Boa sorte e uma ótima recuperação!

      Responder
  29. Anderson

    Gostei do post Cíntia. Passei pela cirurgia de LCA (ligamento cruzado anterior, que estava totalmente rompido, consequência de uma queda de moto)…Dia 20/julho/18 completou 1 ano. Depois de várias sessões de fisio, voltei pra academia…Há um mês voltei pro futebol…pernas sem forças, apesar do recondicionamento físico…neste último domingo (05/ago/18) com um prévio aquecimento e com menos de 20 minutos na quadra, uma dor entre a tíbia e fêmur, quando apoiava todo o peso do corpo na perna…me tirou do futebol…preferi prevenir qualquer tipo de complicação, já que desde o acidente até voltar aos gramados, foram 2 anos….Como fui demitido, perdi o convênio e por isso não voltei ao médico pra ver como estou realmente…mas pretendo voltar…os estalos no meu joelho são normais (rss, mesmo antes de operar, nos dois joelhos…quando não estala, eu acho que tem algum problema….rss)….

    Responder
  30. Thasia

    Quantas vezes por semana era a tua fisio
    .. fiz cirurgia LCA a 5 meses e fazem dois meses que faço 2x … no início fazia 3x ….

    Responder
  31. Maria José Toneto

    Bom dia Cíntia, fiquei muito feliz em ler sua historia já faz 2 meses que fiz artroscopia do joelho esquerdo e ainda está inchando ,me preocupei muito,obrigada .

    Responder
  32. Heber

    Operei em Novembro do ano passado, a 10 meses, lesionei jogando futebol. Ainda nao consigo estirar a perna completamente e isso me impede de voltar a jogar uma peladinha. Ainda tenho dores, mas dores que posso aguentar. To triste porque parece que num avançou como eu esperava.

    Responder
  33. Maricléia Alves

    Cíntia, boa tarde! Acabei de ler sua postagem sobre a recuperação após a artroscopia no joelho. Estou sofrendo horrores. Tive 1 acidente há quase 4 meses, com várias lesões no joelho após 1 deslocamento. As mais graves foram o deslocamento e rompimento do menisco lateral e o rompimento do ligamento cruzado posterior. Muitos edemas por conta de derrames das articulações. Só fiz cirurgia 48 dias após o acidente, pouco mais que 2 meses, tenho feito fisioterapia. Mas tem doido tanto que tem me dado desespero. Não posso caminhar nem ficar em pé ou sentada por muito tempo. Eu tinha 1 vida bastante ativa, hoje só fisioterapias regadas de dores. Ler seu depoimento me ajudou a perceber que meu processo é normal, 1 vez que só depois de 8 meses você se considera quase 100% recuperada e eu só tenho 2 meses.
    Espero chegar onde chegou e obrigada. Me tranquilizou

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *