Receita de buttercream

Muita gente pediu a receita de buttercream que eu usei no vídeo do Bolo de Unicórnio lá no canal do Youtube, então fiz um vídeo ensinando como faz essa cobertura deliciosa para bolos e cupcakes! Este é o buttercream americano tradicional (sabor baunilha).

Receita abaixo! Não deixem de assinar meu canal do Youtube e dar like no vídeo para eu ficar com o coração quentinho e me animar a fazer mais!

Ingredientes

  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 400g de açúcar impalpável (cerca de 4 xícaras)
  • 1 col. chá de essência de baunilha

Modo de preparo

  1. Coloque a manteiga para bater na velocidade baixa da batedeira. Você não quer aearar muito, senão o buttercream fica cheio de bolhinhas e menos lisinho.
  2. Enquanto isso, peneire o açúcar impalpável (se não encontrar açúcar impalpável, pode usar o de confeiteiro ou glaçúcar. O resultado fica diferente, mas é muito gostoso também!)
  3. Quando a manteiga estiver mais esbranquiçada, vá acrescentando o açúcar aos poucos. Cuidado com a velocidade: o açúcar de confeiteiro tende a fazer muita poeira e, dependendo da batedeira, voa tudo na sua cara! Hehehe… Se precisar, use um pano de prato por cima da batedeira para cobrir a tigela e deixe só uma aberturazinha para ir colocando o açúcar (desligar a batedeira na hora também ajuda).
  4. Antes de terminar o açúcar, adicione a essência de baunilha e o corante em gel (se for fazer colorido).
  5. Termine de colocar o açúcar e bata até ficar homogêneo, parando para raspar as laterais de tempos em tempos.
  6. Prontinho! É só aplicar no bolo com uma espátula ou confeitar sobre os cupcakes!

Veja alguns bolos e cupcakes decorados com buttercream!

Bolo com cobertura de buttercream e decoração de coelhinho com bexiga, nas cores tuquesa e rosa bebê. Bolo e foto: Bolos da Cintia.Receita Buttercream: como fazer esta cobertura de baunilha para bolos e cupcakes. Por: Cíntia Costa (www.cintiacosta.com ).Bolo com cobertura de buttercream salmão e florzinha amarela. Bolo e foto: Bolos da Cintia.Bolo com cobertura de buttercream em mesa de festa arco-íris. Bolo e foto: Bolos da Cintia.

FAQ – Perguntas frequentes sobre buttercream

Pode substituir o açúcar impalpável por açúcar de confeiteiro ou glaçúcar?

O impalpável é um açúcar parecido com o de confeiteiro ou glaçúcar (uma mistura de açúcar com amido). A diferença é que ele é beeem mais fininho e também mais difícil para achar no mercado. Então, pode fazer a substituição, sim, mas a consistência no final vai ficar mais granulada.

Pode substituir o açúcar impalpável por açúcar normal, refinado, cristal?

A diferença do impalpável para o açúcar normal, refinado, cristal é bem grande. Estes últimos são muito grosseiros, então eu não recomendo a substituição nesta receita.

Pode guardar na geladeira depois de pronto?

Pode, sim! O buttercream dura na geladeira pelo mesmo período que a manteiga que você usar (veja na embalagem dela o prazo de validade. A manteiga Aviação, por exemplo, dura 10 dias na geladeira). Lembre-se, porém, que, assim como a manteiga, o buttercream fica duro quando gelado e deve ser usado para cobrir bolos e cupcakes e consumido em temperatura ambiente. Para isso, tire da geladeira umas 2 horas antes de usar/consumir para dar tempo de degelar. Jamais tente apressar o processo e aquecer, seja em forno, microondas ou fogão. Se derreter, deu ruim… Depois que o buttercream estiver em temperatura ambiente, sugiro bater por alguns minutos na batedeira antes de usar, para misturar bem e deixar com uma consistência perfeita.

Posso congelar buttercream?

Pode! O buttercream dura no freezer o mesmo tempo que a a manteiga que você usar (veja na embalagem dela o prazo de validade!). O processo para descongelar é  tirar do congelador e deixar degelar naturalmente. Jamais tente apressar o processo e aquecer, seja em forno, microondas ou fogão. Se derreter, deu ruim… Depois que o buttercream estiver em temperatura ambiente, sugiro bater por alguns minutos na batedeira antes de usar, para misturar bem e deixar com uma consistência perfeita.

Como conservar o buttercream?

Eu gosto de guardar o buttercream em sacos ideais para congelamento, sempre tirando o máximo de ar de dentro, para que não resseque. Pode ser guardado na geladeira ou no freezer/congelador pelo mesmo prazo de validade da manteiga utilizada.

Meu buttercream desandou! Socorro!

 

A temperatura influencia muito a consistência do buttercream. Ele se comporta como manteiga. Isso significa que, se você está em um lugar ou época do ano com muito calor, em que o clima é tão quente que uma manteiga quase derrete fora da geladeira, o buttercream vai ficar muito mole. Para facilitar o processo, você pode colocá-lo na geladeira um pouco depois de pronto, mexendo de tempos em tempos. Cuidado apenas para não endurecer demais!

Se for um local ou época em que faz muito frio, o buttercream tende a ficar muito duro, o que pode dificultar espalhar no bolo ou aplicar nos cupcakes. Caso esteja usando o saco de confeitar, massageie por um tempo – a própria temperatura da mão deve ajudar a deixar mais maleável. Outra dica é, no final da receita, ainda com a batedeira ligada, colocar uma ou duas colheres de sopa de creme de leite fresco (em temperatura ambiente) e deixar bater. Isso deixa o buttercream mais cremoso!

Se o buttercream ficar muito seco, você pode acrescentar mais manteiga ou um pouco de creme de leite fresco (em temperatura ambiente) para que fique mais cremoso.

Se ficar muito molenga, acrescente mais um pouco de açúcar impalpável!

Posso acrescentar outros sabores?

Claro! Em vez de essência de baunilha, experimente usar um pouco de suco de limão ou geléia de frutas vermelhas, por exemplo.

Que tipo de corante posso usar no buttercream?

Eu uso corante alimentício em gel, fica ótimo. Pode colocar enquanto estiver batendo ou então, no final, misturando à mão.

Buttercream pode ser usado em bolos de pasta americana?

Pode, sim. O único cuidado a ser levado em conta é a questão da consistência. Em temperatura ambiente, o buttercream é cremoso como uma manteiga fora da geladeira. Por isso, não gosto de usar entre o bolo e a pasta americana (prefiro ganache, que fica mais firme), mas acho que funciona muito bem como recheio (camadas não muito altas para que o peso da massa e da pasta americana não façam o bolo “embarrigar”).

Devo usar manteiga com sal ou manteiga sem sal?

Aí depende do seu gosto. Eu gosto de usar com, porque um tiquinho de sal é bom para realçar os sabores da receita e também fica super interessante junto com o açúcar. Mas tem que prefira sem…

Tem mais alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *