Treinamento funcional: o que é, quantas calorias queima, que roupa usar e onde fazer

Neste mês, eu virei embaixadora da EstudioPass e comecei a experimentar mil aulas diferentes. Sou novata nesse mundo de aulas fitness e me perco um pouco na hora de escolher o treino do dia, fico horas lendo os nomes das aulas e tentando entender o que é o que… Então, pra facilitar a vida de quem passa pelo mesmo, resolvi que vou contar por aqui como é cada aula que eu testar (do meu ponto de vista como aluna, sempre bom lembrar!). Vou começar pelo um treinamento funcional.

O que é treinamento funcional?

Portal da Educação Física define assim: “o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar (…) É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes”. É parecido com o famoso crossfit, porém com menor intensidade.

Quantas calorias queima?

Em média 800 calorias segundo o mesmo artigo do Portal da Edução Física. Claro que depende da pessoa, idade, sexo, peso, altura etc., mas essa é uma referência.

Como é uma aula funcional?

Uma aula funcional é feita de blocos de exercícios com bastante repetição. É bem puxado e intenso, mas cada aluno faz no seu ritmo. Tem abdominal, agachamento, levantamento de peso com kettlebell (aqueles pesos que parecem uma bolsinha)… Pode ser mais focada em força ou até em cardio (quanto dá aquele gás e o coração fica acelerado), depende da aula e do professor.

É bastante cansativa e tem várias pausas pra água no meio. Eu sofro horrores durante, mas o pós é gostoso… Estou pegando gosto. Tenho feito de uma a duas vezes por semana, intercalando com outras práticas tipo pilates e yoga.

Que roupa usar numa aula funcional?

Funcional é daquelas aulas em que a gente se mexe muito e sua muito. Dê preferência para blusas dry fit e regatas (num guento pizza debaixo do braço com 5 minutos de aula… Deixa o sovaco respirar, galere!). Vou contar que, dependendo da aula, eu fico só de top mesmo, pra ficar mais à vontade. Legging ou shorts curto são ótimos.

Como tem uns saltos, recomendo pra quem tem seio grande como eu usar um top com sustenção forte.

tênis deve ser do tipo que absorve impacto, para os movimentos que envolvem saltar. Nas fotos, eu tô com o tênis errado, aliás (esse daí é pra caminhada leve, não é legal pra impacto, conforme expliquei no post tênis de corrida e caminhada femininos: meus favoritos). Porém, algumas aulas eu fiz a maior parte do tempo sem tênis, só de meia (favor evitar meias furadas nessa aula! Hahaha…). Os espaços onde fiz treinos funcionais tinham piso de tatame ou forrado/amortecido de alguma forma, então tranquilo de ficar de meia, e só usei o tênis nos abdominais pro pé não escorregar.

O que comer antes da aula de funcional?

A profs Sarah me ensinou que é bom comer um carboidrato até uma hora antes da aula. Assim, a gente tem energia pra aguentar o tranco. Só não pode ser nada pesado nem menos de uma hora antes porque é capaz de passar mal na aula…

Onde fazer aula de treinamento funcional?

Tem mil opções de estúdios que dão aula de funcional no EstudioPass (se inscreve lá! Tem 30% de desconto com o código CINTIA30). Aqui em São Paulo, eu gostei muito da aula da professora Sarah Fittel: mega alto astral, profs super atenciosa, me chama pra aula no Whats, me anima a ir mesmo com preguiça e quando eu tô morta, ainda vem mentir e dizer que eu sou ótima no funcional! Hahaha… Ela dá aula em dois estúdios do EstudioPass: no Checkmat (Vila Madalena) e no SP Fit Club (Jardins)

Também fiz na Action 360º (Pinheiros) com os professores Gustavo e Luiz Felipe e curti! Gostei do espaço (é esse aí das fotos!), é pertinho do metrô e os profs são bem atenciosos e ficam de olho pra eu não forçar demais (nem enrolar demais… hehehe)!

 

Back to Top