Receita de pudim de leite

Receita de pudim de leite. Foto: cintiacosta.com

Mais uma para a lista dos doces clássicos: receita de pudim de leite. Anote aí como faz!

Ingredientes

  • 1 lata (395ml) de leite condensado
  • A mesma medida de leite semi-desnatado
  • 2 ovos
  • 1 col. chá de essência de baunilha
  • 12 col. sopa e açúcar

Modo de preparo

  1. Coloque o forno para pré-aquecer a temperatura média/baixa (algo entre 160ºC e 180ºC)
  2. Numa forma, coloque o açúcar e leve ao fogão, em fogo baixo. Fique mexendo até o açúcar derreter e formar uma calda caramelo. Cuidado para não deixar queimar! (Se for fazer o pudim em uma forma que não pode ir direto ao fogo, faça esta etapa em uma frigideira anti-aderente e despeje a calda na forma depois, rapidinho, antes que endureça). Reserve e deixe esfriar.
  3. Enquanto isso, bata no liquidificador os ovos com o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Deixe bater por uns cinco minutos na potência média, para a massa ficar bem aerada.
  4. Despeje a mistura do liquidificador sobre o caramelo na forma (que deve ter endurecido um pouquinho nesses cinco minutos).
  5. Coloque a forma com o pudim dentro de uma assadeira com água para fazer banho-maria (essa técnica ajuda a controlar a temperatura da cocção e não deixa queimar o açúcar durante o processo!).
  6. Leve a assadeira e a forma ao forno e deixe assar por algo entre 1:30h e 2h. Para saber o ponto, o pudim deve estar um pouco firme e não líquido no meio.
  7. Retire do forno e deixe esfriar.
  8. Depois, leve à geladeira e deixe por lá até o dia seguinte (pelo menos 8h de geladeira, para garantir a consistência certa).
  9. Se quiser desenformar, para servir bonitinho, use uma espátula de silicone ou uma faca para, delicadamente descolar as laterais do pudim da forma. Depois, coloque um prato de bolo sobre a forma e, num movimento rápido, vire e desenforme.
  10. Se você decidir fazer em uma assadeira, como eu fiz, não desenforme e só “tombe” o pudim no prato, na hora de servir.

 

Back to Top