Como encontrar idéias de posts para seu blog

Às vezes, dá branco em nós blogueiros. Sobre o que escrever? De repente, parece que a gente já escreveu sobre tudo que poderia virar post e não conseguimos pensar em mais nada. Por outro lado, a gente sabe que é importante manter uma periodicidade para que o blog se mantenha relevante. Aqui vão alguns conselhos para você que está nessa situação e precisa encontrar idéias interessantes de posts para seu blog. Funciona tanto para blogs pessoais quanto corporativos.

Pesquisa interna
Esta é uma das opções mais úteis de um blog quando falamos em conteúdo feito sob medida para nossos leitores. O que as pessoas estão digitando na sua caixa de “busca” diz muito sobre o que interessa a eles e também sobre o que não conseguiram encontrar no blog de cara (ainda que você já tenha escrito sobre isso). Use esses insights a seu favor, escreva sobre os assuntos buscados de que você ainda não falou, explore mais os assuntos sobre os quais já escreveu e pense numa forma de fazer com que os posts que já existem sobre temas muito buscados sejam encontrados mais facilmente.

Google Trends
Dá pra gastar uma tarde inteira mergulhando nos termos mais buscados na internet com o Google Trends. Você pode explorar com profundidade todos os termos relacionados com sua especialidade e entender o que as pessoas estão pesquisando no Google (filtrando por região geográfica) e qual é o volume de busca de cada termo. Isso ajuda não só a encontrar assuntos sobre os quais escrever e a descobrir as melhores palavras-chave para SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em inglês), mas também te ajuda a não ficar gastando tempo com temas que não interessam ao seu público.

Comentários dos leitores
Muita idéia boa pode surgir se você prestar atenção ao que estão falando na sua caixa de comentários. Sejam perguntas ou observações, eles te dizem pelo que seus leitores se interessam e sobre o que gostariam de ler.

Curadoria de conteúdo

Uma das razões pelas quais as pessoas lêem seu blog é porque elas acham que você tem um ponto de vista interessante sobre coisas que são relevantes para elas. Uma maneira de explorar isso é fazer uma curadoria de conteúdo e recomendar links que você achou interessante. Isso te ajuda também a criar relacionamentos com outros blogueiros relevantes e pode vir a gerar links de volta para seu blog. E, geralmente, é o tipo de post que não toma muito tempo para fazer – o que é perfeito para manter o blog ativo quando você está muito ocupado.

Combo de posts
Tem algum assunto sobre o qual você escreve com frequência e que seus leitores adoram? De tempos em tempos, vale fazer uns posts combo com vários links. Coisas tipo “Tudo que você precisa saber para começar seu próprio negócio”, “Top 10 das nossas receitas de sobremesas” ou “5 tendências de moda que você não pode perder neste verão”. Não só facilita para o leitor encontrar esse conteúdo e aumenta a relação páginas-por-visita do seu blog, mas também ajuda em SEO.

Espero que estas dicas sirvam como um empurrãozinho na criatividade e te coloquem pra escrever já! Se você tiver idéias bacanas também, deixe um comentário! 😉

Back to Top