Testei algumas receitas de tortas de liquidificador e, depois de fazer alguns ajustes e misturar umas receitas, cheguei à que mais gostei. A massa fica levinha, não cresce muito, não fica massuda. O sabor é uma delícia e ela pode ficar mais ou menos crocante, dependendo do tempo de forno. É uma receita demorada, quase uma hora de forno, mas é boa demais… Anotem aí!
Ingredientes
- 3 ovos
- 12 colheres de farinha
- 1 e 1/2 xícara de leite (uso desnatado porque é o que tem na geladeira, mas pode ser com integral também)
- 1 colher de sopa de fermento
- 3/4 de xícara de azeite (quanto mais saboroso, mais gostosa ficará a torta)
- Uma colher de chá de sal
Modo de preparo
- Comece preparando seu recheio favorito em um bowl – já fiz com atum direto da lata, com frango assado desfiado e com cubinhos de carne refogados. Todas as vezes, misturei com milho e azeitonas sem caroço cortadas. Dá para acrescentar também ervilha, tomates, fazer só de legumes, colocar uns cubinhos de queijo… Vai do seu gosto! Dica: um pouco de creme de leite ajuda o recheio a ficar molhadinho quando a torta tá pronta. Ah, e não esqueça de provar para ver se está bom de sal!
- Misture os ingredientes da tudo no liquidificador e bata (primeiro na velocidade leve até misturar, depois aumente aos poucos até chegar na máxima).
- Numa assadeira média ou pequena untada (ou forrada com papel manteiga para não grudar), despeje mais ou menos um terço da massa, de forma que cubra todo o fundo.
- Coloque o recheio e espalhe bem.
- Sobre o recheio, despeje o restante da massa, tomando o cuidado de cobrir tudo.
- Polvinhe um pouco de orégano e leve ao forno médio pré-aquecido (180 graus).
- Deixe assar por pelo menos 45 a 50 minutos, podendo deixar mais até dourar no seu ponto favorito.
- Teste a “crocância” da casquinha que se forma em cima com um garfo e, se estiver no ponto, retire do forno. Sirva com uma saladinha verde.