4 sinais de que sua batata está assando no trabalho

Batata assando na panela com água.

Lembro da minha primeira demissão. Eu adorava meu estágio e fui pega de surpresa com a notícia. Fiquei mega triste, sem ter a chance de consertar o que fiz de errado e sem nenhuma carta na manga, nenhum outro prospect no mercado. Hoje em dia, olhando para trás, entendo que eu não soube ler os sinais… Então, o post de hoje no Carona Coaching traz dicas para você identificar quando sua batata tá assando a tempo de fazer alguma coisa a respeito, seja melhorar o que puder para manter o emprego ou procurar outra coisa para não ficar na mão.

Perda de responsabilidades

Fique de olho caso as tarefas de maior responsabilidade comecem a ser tiradas de você e alocadas a outras pessoas. Pode ser que você esteja atolado de trabalho e seu chefe esteja querendo dividir melhor. Mas pode também ser um sinal de que você não está fazendo direito o que foi contratado para fazer e ele está perdendo a paciência contigo. Entenda o que está rolando e, se for o segundo caso, foque em identificar e resolver o problema para reconquistar a confiança do seu gestor. É falta de compromisso com prazos? Esforce-se para honrar todas as suas próximas entregas. É falta de qualidade na entrega? Dê seu melhor para provar que você pode chegar lá. É falta de aptidão para o cargo? De repente é melhor considerar outra coisa…

Funcionário-problema

Você vive arrumando briguinhas com o pessoal das outras áreas, faz cara feia pro cliente, maltrata o fornecedor, não é bem quisto pelos colegas e desrespeita seu chefe na frente dos outros? Você pode até achar que está com a razão, mas quando você vira um funcionário-problema acaba virando um “abacaxi” pra empresa… Assim que tiverem a oportunidade, você será tirado do jogo. Para manter o emprego, você precisa ser um facilitador, não um complicador…

Feedbacks negativos frequentes

Toda vez que você conversa com seu gestor, vem chumbo. Pode ser que ele seja apenas um chato? É possível, mas o mais provável é que você esteja o decepcionando com freqüência… Se ele ainda se dá o trabalho de te alertar sobre isso, é sinal de que ainda há esperanças para você. Ouça os feedbacks e, uma vez passada a raiva ou a frustração, perceba em quais pontos seu chefe tem razão e se esforce para melhorar.

Nada de feedbacks

Agora, quando você faz alguma coisa mal-feita ou errada e seu gestor não fala nada, cuidado. Isso pode ser um sinal claro de que ele perdeu as esperanças em você e está procurando uma forma de te substituir, e não quer mais perder tempo discutindo… Seja pró-ativo e se ofereça para corrigir ou melhorar a sua entrega. Prefiro mil vezes um funcionário que, depois de me entregar alguma coisa meia boca, me chama pra dizer “este não foi o meu melhor, me desculpe, mas essa semana foi muito complicada e não consegui dar a atenção devida, se ainda der tempo de melhorar, eu gostaria” àquele que só reage quando eu dou um puxão de orelha. Quando você se prontifica a assumir a falta de qualidade ou o erro, mostra que tem senso crítico e noção de qualidade, e pode reacender as esperanças da empresa em você.

Foto: Inmagine.

Back to Top