Cinco dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Step brothers: cena da entrevista de emprego

Esqueça as regras coxinhas e abstratas de como se dar bem na entrevista de emprego. É muito mais simples que isso… Aqui vão dicas do que realmente você pode fazer para se sair bem (o resto depende do entrevistador, dos concorrentes e dos deuses).

1) Seja adequado para o cargo

Job description não é um texto à toa. Se você se encaixa no perfil, tem boas chances. Se não, a coisa complica antes da largada. Você vai se embananar com as perguntas, o entrevistador vai se frustar…

Se você realmente quer/precisa do emprego e não é bem o cara que a empresa procura, já dê a dica na hora de se candidatar e mostre o que você oferece a mais. Algo como “olá, acredito que me encaixo no perfil apesar de não ter experiência em Photoshop (tenho disposição para aprender). Além de preencher os demais itens pedidos, também tenho qualificações como inglês fluente e conhecimento na indústria de cosméticos, que acredito serem qualidades importantes para a vaga”. Se te chamarem pra entrevista, é porque acreditaram que você tem um perfil bom pra vaga. Se não chamarem, você poupa tempo perdido e frustração dos dois lados.

2) Chegue na hora

Jamais, jamais chegue atrasado. Passa má impressão logo de cara… Mas também não chegue muito antes – é chato quando o candidato chega meia hora antes e você não consegue recebê-lo, mas fica com aquela pressão sabendo que a pessoa está tomando um chá de cadeira na recepção.

3) Use a roupa certa

A entrevista é num banco? Terno. Numa agência de publicidade? Look moderninho. Não é uma questão de padronização repressora da sociedade… É que se você trocar os looks e for de terno pra agência ou de camisa xadrez pro banco, vai ficar deslocado e passar a clara impressão de “não está contido” naquele ambiente. Além do mais, sua roupa não deve desviar a atenção de você.

4) Não fale merda

Não estou falando apenas de palavrões, erros de português e manifestações de preconceito. Não fique falando que saiu do emprego anterior porque odiava seu chefe, que detesta trabalhar até mais tarde e que seu grande sonho é largar tudo e abrir um quiosque na praia. Tudo disso pode ser verdade, mas entrevista de emprego não é mesa de bar… Foque no que o entrevistador precisa saber pra te avaliar.

5) Venda-se

Uma entrevista é uma venda: você tentando convencer o outro a te comprar. Por isso foque no que você tem de positivo e minimize os pontos fracos. Mas seja honesto: se o “comprador” se sentir enganado depois de receber o “produto”, vai rolar devolução no mercado…

 

Se você seguir essas cinco dicas básicas, garanto que vai sair na frente de metade dos candidatos… Porque, sinceramente, o que me aparece de gente sem noção não tá escrito.

E pra fechar, aqui vai um trecho do filme “Quase irmãos” para mostrar o que não fazer!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3ECqP9KMqtI&w=420&h=315]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *