Nordeste: onde comer muito bem em Natal, RN

Camarão seridó do restaurante Camarões, de Natal, RN.
Camarão seridó do restaurante Camarões. Foto: Divulgação.

No último fim de ano, o clima era de despedida do Brasil. Fiz questão de conhecer o Nordeste – não se vai morar fora sem nunca ter ido a uma praia daquelas bandas, não?

Escolhi Natal, no Rio Grande do Norte. Por lá, come-se muito, muito bem. A culinária local é uma mistura de comida nordestina com frutos-do-mar, com muita macaxeira (também chamada de mandioca ou aipim) no meio. Durante uma semana por lá, provei algumas das comidas mais gostosas da minha vida!

Diárias de hotéis em Natal por a partir de R$ 95*

Fica aqui minha seleção de restaurantes imperdíveis para quem vai passar por lá.

Camarões
Av. Eng. Roberto Freire, 2610, ou  Rua Pedro Fonseca Filho, 8887, ambos em Ponta Negra
(84) 3209-2424 ou (84) 3209-2425 

O nome é auto-explicativo: eles servem camarões de todas as maneiras que você pode imaginar. Em entradas, pratos principais e acompanhamentos, ao molho branco, vermelho ou alho e óleo, picante e suave… Gostei muito de um prato que pedimos e que veio com arroz de caranguejo. Mas, olhem, o lugar é famosinho, então a fila é grande, sempre. Prepare-se para esperar pelo menos uma hora por uma mesa. Como são dois restaurantes da mesma rede (um mais suntuoso e outro mais despojado), a dica para pegar uma fila menor é preferir o mais despojado. Vale dizer que o cardápio é o mesmo nos dois.

Tábua de carne
Av. Senador Dinarte Mariz, 229 – Parnamirim
(84) 3202-7353 

Restaurante com comidinha regional deliciosa. Os pratos por lá são enormes. Estávamos em quatro pessoas, pedimos um prato e uma porção e saímos todos rolando! 🙂 A farofa d’água deles, misturadinha com manteiga de garrafa, é completamente sensacional. A carne-de-sol também é imperdível.

Tapiocas e pão de macaxeira no restaurante Mangai, em Natal, RN.
Tapiocas e pão de macaxeira no restaurante Mangai. Foto: Divulgação.

Mangai
Av. Amintas Barros, nº 3300 – Lagoa Nova
(84) 3206-3344

Esse restô, com uma decoração bem bacana nordestina, tem esquema por quilo ou à la carte e tem uma variedade grande de pratos. Mas o grande negócio por lá é chegar no fim da tarde e fazer um lanche com pão de macaxeira com carne de sol e nata. O pão, que é à base de mandioca, vem crocante e super saboroso. De sobremesa, vai de cocada mole – delícia!

Casa da tapioca
Avenida José Alceu, 1400 – Barra de Tabatinga
(84) 8729-2919 

À primeira vista, você não dá nada para o lugar. Até entrar no que parece um cenário de filme, uma área ao ar livre com a cara do sertão nordestino (me lembrou muito de quando me ensinaram a fazer biju lá em Amargosa). Simples, tradional e simpático. Por lá, serve-se tapioca tradicional, sem recheio, feita na pedra, nas versões seca e banhada no leite de coco. As mesinhas onde ficam garrafas térmicas com café e uma caixa para colocar as moedas à medida em que se serve, dão a impressão de que você está passando a tarde papeando na casa daquela sua tia querida. Uma ótima parada pós praia!

*Preços apurados em janeiro de 2017. Podem sofrer alteração.

Back to Top