Vou confessar pra vocês meu cúmulo da falta de modéstia: o macarrão à bolonhesa aqui de casa é, de longe, o melhor do mundo. É sério! Fica todo cheio de pedacinhos de tomate, super suculento e saborosíssimo. Eu nem como mais em restaurante porque é sempre uma decepção… Aí vai a receita do nosso molho à bolonhesa pra quem quiser arrasar!
– 250g de carne moída
– 1/2 cebola
– 5 dentes de alho
– 1 lata de tomate pelado
– 1/2 taça de vinho tinto
– 1 pacote de queijo ralado
– Sal
– Pimenta-do-reino
– Azeite
– Orégano
– Água
Utensílios
– Panela antiaderente
– Espátula de silicone
– Amassador de batatas
Modo de preparo:
– Aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho e a cebola, picados bem fininhos (ou batidos no mixer) até ficarem dourados.
– Acrescente a carne moída, aumente para fogo alto (para não formar água no fundo) e tempere com pimenta-do-reino (não coloque o sal ainda!).
– Quando a carne estiver bem fritinha, acrescente o vinho e deixe ferver;
– Despeje os tomates e esmague um a um com o amassador de batatas (com cuidado, para não espirrar para fora da panela);
– Deixe borbulhar e, então, acrescente água (use a lata de tomates como medida, aproveitando o restinho);
– Acrescente o sal e deixe ferver;
– A0 atingir a fervura, polvilhe orégano, tampe e baixe o fogo e deixe lá até o macarrão ficar pronto. É importante deixar apurando por pelo menos uns 5 minutos, para perder a acidez;
– Quando o macarrão estiver pronto, desligue o fogo do molho;
– Escorra o macarrão e misture ao molho, acrescentando o queijo ralado e misturando bem;
– Deixe descansar por cinco minutinhos (o suficiente para esfriar um pouco e também para que o macarrão absorva um pouco do molho) e sirva!
Dica: eu sempre tiro o macarrão quando ele está quaaase pronto, um minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem. O tempo que ele fica com o molho na panela, mesmo sem fogo, é suficiente para terminar de cozinhar – e se misturar o macarrão já no ponto, depois desses cinco minutinhos ele fica um pouco molenga.
Que testar, volta pra contar o que achou! 🙂