Vocês já me viram falando sobre como a descoberta desse troço chamado mixer (mini processador) mudou minha vida, né? Ganhei de casamento e amei loucamente por três anos e pouco. Nossa coisa favorita era picar tempero caseiro sem choro nem mão cheirando a alho <3. Aí, outro dia, deixei o bicho cair no chão, o potinho quebrou todo e foi um chororô.
Mas, como a vida é uma caixinha de surpresas, o povo da Philips entrou em contado comigo semanas depois e, sem saber de nada, me ofereceu um mixer i-gual-zi-nho pra testar (e ficar de presente) no programa #TksForSharing deles. Como eu sou uma pessoa que tem fé na vida, não perdi muito tempo me perguntando #quebruxariaéessa e corri pro abraço. Bora pro review do Viva Collection Mixer de Alimentos da Philips Walita?
Peças e usos
Esta versão do mixer veio com mais acessórios do que a que eu ganhei de casamento. Tem uma lâmina + potinho padrão, a lâmina para usar direto na panela, uma pá de batedeira (alôr, claras em neve!) e um recipiente de plástico para líquidos com tampa (bom pra fazer molhos).
A lâmina padrão é a que eu mais uso. Corto uma cebola em quatro pedaços e tiro a casca de uns quatro dentes de alho e jogo tudo lá dentro. Às vezes um fiozinho de azeite pra dar liga. Com as duas velocidades de corte, dá pra deixar o tempero bem pastoso. Também gosto de fazer tapenade de azeitonas e pasta de tomate.
Já a lâmina avulsa é boa para usar direto na panela, pra bater os tomates do molho de tomates, ou na bacia do bolo, quando os ingredientes empelotam.
Não gosto de bater bolo com a pá da batedeira: com minha coordenação motora ótima #sóqueaocontrário, eu fico batendo o negócio nas beiradas da bacia e faz o maior barulho. Agora, acho ótemo bater claras em neve, que eu costumava bater na mão.
Pra lavar e guardar
Acho mais ou menos fácil de lavar. As lâminas soltam e dá pra limpar bem os cantinhos dela. A parte do encaixe é mais chata, cheia de “entrâncias” em que a massa do bolo ou o caldinho do alho adoram entrar.
Os acessórios cabem todos dentro do recipiente da água, e é lá que eu guardo. O corpo do mixer é menos prático e, por ser alto, não cabe em qualquer lugar da cozinha. Mas o conjunto todo é, definitivamente, mais prático de guardar que um liquidificador.
Prós e contras
Os principais prós são poder picar mil coisas sem sujar minhas mãozinhas e ter várias funções num único eletrodoméstico (amo multifuncionais!).
A desvantagem é que os acessórios não são vendidos separadamente. Isso significa que, se você quebrar um deles, terá que decidir entre ficar sem pra sempre ou comprar um conjunto inteiro novo. Fica a dica, Philips!
E aí, mulhegada: alguém aí também é fã de carteirinha do mixer? Tem opiniões pra compartilhar? Tão em casa, hein?
O próximo review vai ser do liquidificador modernoso que a Philips mandou junto com o mixer. Aguardem!