Esses dias, descobri uma galeria babadeira aqui perto de casa, que virou uma das nossas opções favoritas de delivery pra almoços de fim de semana. O problema é que os fofos só vendem um galeto inteiro, e, como somos em dois, sempre sobra um monte.
Aí, cheguei em casa uma noite dessas, com frio e fome e resolvi, digamos, “repaginar” os restinhos de galeto e fiz uma sopa meio canja de galinha. Posso falar? Ficou bom, viu? Fiz até receita pra vocês se inspirarem por aí! E sem as quantidades, que esse é o tipo de receita que você tem que ir medindo de acordo com seu gosto e sua geladeira.
Ingredientes
- Frango em pedaços (já cozido ou cru)
- Cebola e alho (ou tempero caseiro)
- Azeite (comum, e não o extra-virgem)
- Arroz (um punhadinho)
- Sal
- Pimenta do reino
- Cheiro verde
- Molho de tomate (beeem pouquinho)
- Ervilha e milho
Modo de preparo
- Numa panela, aqueça um pouco de azeite e refogue o tempero.
- Quando a cebola e o alho estiverem douradinhos, junte o pedaço de frango e refogue, mexendo sempre, até dourar. Assim, o frango fica bem saboroso e solta um pouco de “caldinho”, que vai dar sabor à sopa.
- Acrescente dois terços da água, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem e deixe ferver.
- Acrescente o arroz.
- Junte também o milho, a ervilha e um tiquinho de molho de tomate, só para dar uma corzinha. Por último, vai o cheiro verde.
- À medida em que o caldo reduzir, vá acrescentando mais água, sempre mexendo e provando. O objetivo é que o caldo fique rico em sabor e cor, não aguado e nem salgado demais. Encontre o ponto que você prefere.
- Quando o arroz estiver macio, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por cinco minutinhos e sirva.