Com a clara que sobrou do ovo que usei para fazer o croissant, fiz uma receita de mousse de chocolate delicinha, que rendeu quatro porções pequenas (tamanho certo pra não enjoar). Pra completar, não fiz muita sujeira, o que sempre conta pontos! 🙂 Ó a consistência…
Dando utilidade às minhas tacinhas de pinga/tequila…
Ingredientes:
- 1 clara de ovo
- 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
- Umas duas colheres de creme de leite
- Meia barra de chocolate meio amargo (uns 250g)
Modo de preparo:
- Pique ou raspe o chocolate e derreta em banho-maria.
- Acrescente o creme de leite e mexa com uma espátula até incorporar (a mistura chama ganache). Reserve.
- Bata as claras em neve (bati na mão mesmo, usando um batedor de ovos manual para bater a clara com bastante velocidade. Cansou um pouco, mas compensa por fazer menos sujeira que a batedeira). Quanto mais fofinha a neve, mais cremosa a mousse vai ficar.
- Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata mais, até atingir a consistência de marshmellow.
- Junte o chocolate derretido um tico de essência de baunilha e mexa até incorporar.
- Coloque em copinhos e decore com granulado ou raspas de chocolate.
- Leve à geladeira por umas três horas.
Dica 1: Se não tiver açúcar de confeiteiro em casa, pode fazer em casa. É só bater açúcar comum no liquidificador até ficar finindo. Se não, a mousse fica granulada (dá pra sentir os graozinhos de açúcar no dente), e não fica tão boa.
Dica 2: Se você é mais esperta que eu, vai preferir usar um batedor de ovos a pilha pra bater a clara em neve sem ficar com a mão doendo… Esse da foto custa R$ 18 aqui.
Obs: classifiquei essa receita como vegetariana porque não leva gelatina sem sabor (que tem um ingrediente vindo do colágeno bovino), como as outras mousses.