Pelo direito a uma vida sem violência de gênero

Hoje é Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher e gostaria de indicar alguns links fundamentais sobre o tema.

– Lá no Recém-Casada, tem post falando sobre marido agressor.

– A Júlia Reis fez uma matéria ótima sobre o tema, com direito a muitos números e entrevista com Maria da Penha, a mulher que dá nome à lei. Sabiam que ela perdoou o marido e continuou vivendo com ele depois de ele tê-la deixado paraplégica com um tiro nas costas enquanto dormia? Pois é. Ela só saiu de casa quando, mais tarde, ele tentou eletrocutá-la no banho.

– Srta. Bia fez um uma lista com reflexões sobre como combater a violência contra a mulher em suas várias formas. Como, por exemplo, ensinar a menina que chora por não ter cabelo liso que há beleza nas diferenças.

– A Marina Chevrand lembra de que cantada grosseira na rua também é violência: ela levou um tapa na bunda enquanto pedalava acompanhado de um “Gostosa”. Quem disse aos homens que eles têm o direito de nos tratar assim?

– A Lola sugere aos homens que não são agressores que façam sua sua parte para combater a violência contra a mulher. Escrever no blog, falar com os amigos, o que for. Os homens agressores precisam se sentir constrangidos e deslocados. Update: o Sakamoto fez a parte dele e escreveu um ótimo post com sua visão masculina da violência contra a mulher, de onde cito o seguinte trecho: “todos nós, homens, somos sim inimigos até que sejamos educados para o contrário. E tendo em vista a formação que tivemos, é um longo caminho até alcançarmos um mínimo de decência para com o sexo oposto.”

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Back to Top