Vocês sabem que sou jornalista, né? Essa semana, estava fazendo a apuração para uma matéria de finanças para noivos (quando sair, coloco aqui o link! vejam aqui: Pra casar sem ir à falência) e precisei entrevistar especialistas, como Gustavo Cerbasi (do famoso Casais Inteligentes Enriquecem Juntos), Andre Massaro (do MoneyFit) e Fernando Montanari (da Linktrade, que mantém o Meu Milhão).
Foi uma oportunidade muito bacana de relembrar duas regras básicas para qualquer casal que tem sonhos maiores que o salário.
A primeira é ter meta de valor a poupar por mês com um objetivo. Que seja pra comprar um imóvel, pagar uma viagem ou, simplesmente, construiur patrimônio. Mas avaliar quanto da renda pode ser poupado mensalmente e estabelecer uma meta a alcançar. Sem a meta, fica difícil controlar os gastos…
A segunda é “se pagar primeiro”. No jargão financeiro, isso significa que não dá pra esperar o fim do mês e poupar o que sobrar. Separar o valor estipulado tem que ser a primeira coisa quando se recebe o salário. O resto vem depois, mesmo que passemos aperto um mês ou outro. Isso é disciplina.
Percebi que nós aqui em casa estamos pecando nesses dois pontos e isso acabou comprometendo nosso pé de meia, que poderia estar bem maior do que está.
O desafio daqui pra frente é controlar melhor nosso rico dinheirinho, que a gente sua tanto pra ganhar, usando essas duas regras e estabelecer objetivos que nos motivem a poupar.